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Mudança no cartão13/04/2017 | 12h42Atualizada em 13/04/2017 | 12h45

Procons pedem informações aos bancos sobre alteração no crédito rotativo 

Bancos terão de informar novos juros e encargos com mudança nas regras

Procons pedem informações aos bancos sobre alteração no crédito rotativo  Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O Procon Porto Alegre e o Procon Estadual notificaram nesta semana 18 instituições bancárias para que apresentem esclarecimentos sobre os procedimentos que adotarão em razão da resolução do Banco Central que restringe o prazo do crédito rotativo. A medida, que passou a vigorar no dia 3 de abril, determina que esta linha só poderá ser utilizada até o vencimento da fatura seguinte, ou seja, por 30 dias. A norma tem como objetivo a redução dos juros praticados pelas instituições de crédito.

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Os Procons recomendaram aos bancos que se faça ampla divulgação das alterações ocorridas quanto à utilização e contratação de crédito rotativo e do pagamento mínimo das faturas de cartão de crédito. Os bancos notificados têm cinco dias úteis para informar quais são as medidas tomadas até o presente momento e, eventualmente, quais outras serão adotadas. As informações pedidas dizem respeito aos juros, taxa efetiva e demais encargos que o consumidor pagará no rotativo. 

– Recomendamos também que se esclareça qual será o tratamento adotado com os consumidores que não possuem relacionamento bancário com a empresa que forneceu o cartão de crédito para utilização de crédito rotativo – salienta a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial. 

Foram notificados os bancos Itaú, Midway Financeira S.A, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Votorantin, Banco Carrefour, Banco BGN S.A., Banco Citibank, Banco Cooperativo do Brasil, Sicredi Cartões, Agiplan Financeira, Banco Santander, Banco Neon, Super Pagamentos e Adm. de Meios Eletrônicos, Banco Original e Nubank - NU Pagamentos.

 
 
 

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