Sáloa Neme: "Principal ponto para estabelecer guarda dos filhos é o bem-estar deles" - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Direito de Família25/04/2017 | 10h18Atualizada em 25/04/2017 | 10h18

Sáloa Neme: "Principal ponto para estabelecer guarda dos filhos é o bem-estar deles"

Especializada em Direito de Família, a colunista do Diário Gaúcho Sáloa Neme esclarece dúvida de leitor

Sáloa Neme: "Principal ponto para estabelecer guarda dos filhos é o bem-estar deles" Arte/Diário Gaúcho
Foto: Arte / Diário Gaúcho
Sáloa Neme da Silva
Sáloa Neme da Silva

Leitor menciona que estava casado havia dez anos e que, desde o início do ano, está separado. Conta que ele e a esposa tiveram dois filhos. O menino está com cinco anos, e a menina conta oito anos.

Ele pergunta sobre quem deverá ficar com a guarda das crianças. Indaga ainda se é verdade que a mãe tem sempre prioridade em relação à guarda dos filhos.

Regra é o compartilhamento

Caro leitor, o principal ponto para estabelecer a guarda dos filhos é o bem- estar deles. Assim, se for melhor para eles ficarem com a mãe, com esta ficarão, ou se o pai detiver melhores condições, este ficará com a guarda.

Em relação à mãe ter prioridade, isso já se mostra ultrapassado, pois o que se observa é a condição do genitor guardião em dar melhores condições aos filhos. E esta condição não se traduz em recursos financeiros, mas em equilíbrio emocional e também no ambiente familiar em que estão inseridos.

Atualmente, temos como regra a guarda compartilhada, ou seja, tanto o pai quanto a mãe possuem responsabilidades iguais na criação dos filhos, em que deverão decidir de forma conjunta o que é melhor para os interesses das crianças, como em que escola irão estudar, qual plano médico deverão estar inseridos, qual clube deverão frequentar etc.

Os filhos devem sofrer o menor impacto possível quando da separação dos pais, assim, elementos como educação e criação dos filhos devem continuar sendo responsabilidade de ambos.

De qualquer forma, aquele que não estiver na guarda física dos filhos terá o direito de convivência, que poderá ser maior ou menor, de acordo com as circunstâncias de cada caso.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_av

    diario_av

    Diário do Alto ValeSaletenses competirão no Dia do Desafio com os moradores de Paulo Bento. https://t.co/MPtDT2GKIdhá 30 minutosRetweet
  • diario_av

    diario_av

    Diário do Alto ValeSalete disputará desafio com município gaúcho. https://t.co/c1MO854LdA https://t.co/zXmYfIqhOqhá 30 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros