Notícias



Contas inativas

Saque do FGTS: agências abrem mais cedo nesta segunda 

Nesta segunda, terça e quarta, Caixa abre duas horas antes (às 8h), para atendimento das contas inativas.  

09/04/2017 - 18h37min

Atualizada em: 09/04/2017 - 18h37min


No último sábado, trabalhadores fizeram fila para fazer o saque

As agências da Caixa Econômica Federal abrem duas horas mais cedo nesta segunda-feira, terça e quarta, para atendimento exclusivo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), neste início de pagamento da segunda fase – o calendário está valendo desde sábado, quando agências da Caixa receberam grande movimento das 9h às 15h.

Leia mais:
Contas inativas do FGTS: tudo que você precisa saber para sacar o dinheiro neste sábado
Agências da Caixa têm filas para saque do FGTS inativo
Contas inativas do FGTS: prioridade é usar o dinheiro para limpar o nome
Atenção ao receber e-mail da Caixa informando valor a receber das contas inativas do FGTS! É falso

Nesta segunda fase, que contempla nascidos nos meses de março, abril e maio, mais de 7,7 milhões de trabalhadores brasileiros têm direito a retirar os valores, o que corresponde a 26% do total. No Rio Grande do Sul, são 512,5 mil gaúchos, e o valor total disponível para saque ultrapassa R$ 656,4 milhões.

Até 31 de julho

Em alguns locais, no sábado, as filas começaram a se formar horas antes do início do expediente. Eram recorrentes dúvidas sobre a documentação necessária para pegar o dinheiro. A professora Carla Vargas, 34 anos, recebeu informações conflitantes de dois funcionários na agência da Rua dos Andradas e aguardava uma definição sobre o seu caso para saber se poderia sacar R$ 1.280.

Na agência da Avenida da Azenha, mais de 130 pessoas esperavam do lado de fora às 10h30min. Diretor-executivo da Caixa Econômica Federal, Jair Luís Mahl, que veio de Brasília para acompanhar a movimentação nos bancos em Porto Alegre sábado, recomenda que a população se informe no site www.caixa.gov.br/contasinativas ou pelo telefone 0800-726-2017 antes de se dirigir aos bancos. Os trabalhadores com datas de aniversário nos meses contemplados até agora (de janeiro a maio) ainda têm tempo para resgatar seu FGTS.

– Recomendamos tranquilidade e serenidade. Até 31 de julho, o dinheiro estará disponível – orientou Mahl.

De acordo com a MP 763/16, que liberou o saque das contas inativas do FGTS, podem retirar o dinheiro os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015, estando ou não fora do regime do FGTS. Antes da MP, o trabalhador só poderia sacar caso permanecesse três anos fora do regime do FGTS, em caso de aposentadoria, utilização para moradia, entre outros.

Leia mais notícias do dia


Direito
Ainda não sabe se tem saldo disponível? Consulte no site do FGTS: http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/extrato_fgts.asp.

Clientes da Caixa
– Os que têm poupança individual recebem automaticamente o dinheiro na conta no primeiro dia do calendário referente ao mês de nascimento.
– Clientes com contas correntes e poupança conjunta precisam solicitar o depósito se não desejarem sacar o dinheiro.
– Não haverá cobrança de taxas para essa operação.

Transferências
– Por TED ou DOC não serão cobradas. Elas só podem ser feitas nas agências Caixa. Essas opções não existem nos caixas eletrônicos ou lotéricas.

Calendário
– Quem já pode receber: nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio
– A partir de 12 de maio: para os nascidos em junho, julho e agosto.
– A partir de 16 de junho: para os nascidos em setembro, outubro e novembro.– A partir 14 de julho: para os nascidos em dezembro.
– O pagamento será realizado até 31 de julho.


Últimas Notícias