Vida e Estilo



Bom pra descansar

Vêm aí três feriadões seguidos: veja como não se perder nos gastos em viagens de curta duração

Se são bons para o descanso, os feriados também são ameaça para o bolso

10/04/2017 - 16h27min

Atualizada em: 10/04/2017 - 22h16min


Os fãs de feriados prolongados terão três motivos para comemorar em um intervalo de 18 dias. Do dia 14 de abril até 1º de maio, serão três feriadões. O primeiro será a Sexta-Feira Santa (14 de abril), esticado até a Páscoa (16 de abril). O segundo será Tiradentes, que cairá na sexta-feira seguinte (21 de abril). Por fim, o 1º de maio, Dia do Trabalho, será numa segunda-feira.

Este ano terá, ainda, os feriados prolongados de Corpus Christi (15 de junho, uma quinta-feira), Independência do Brasil (7 de setembro, quinta-feira), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, quinta-feira), Finados (2 de novembro, quinta-feira) e Natal (25 de dezembro, segunda-feira).

Leia também
12 destinos brasileiros que valem muito a pena na baixa temporada
Cinco dicas para economizar na hora de reservar um hotel
Saiba como usar melhor os programas de milhagem

Se é boa para o descanso do trabalhador e de estudantes, a sequência dos feriados também pode ser uma ameaça para o bolso. Para curtir, seja com viagens curtas ou aproveitando na própria cidade, é preciso planejamento e cautela.

– É importante se planejar não apenas para o próximo feriado prolongado, mas sim analisar o calendário e se programar para o que irá fazer ao longo do ano, evitando ações por impulso que podem levar ao endividamento e à inadimplência – orienta o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Para quem tem o costume de viajar em todos os feriados prolongados e já se programou para os próximos, é válido atentar aos gastos extras que podem ocorrer durante o passeio. Para quem ainda não se planejou e mesmo assim quer aproveitar a oportunidade, é importante evitar criar dívidas e fazer uma reserva financeira para amenizar o impacto no bolso.

8 dicas para não se perder nas contas

1. Conheça a sua situação atual
Faça um diagnóstico das suas finanças e ponha no papel quais gastos pode ter antes, durante e depois da viagem.

2. Coloque no papel o que deseja
Liste os locais que pretende visitar e os passeios. Pesquise os melhores preços, pacotes e condições de pagamento. Vá ajustando conforme o que suas finanças permitirem.

3. Evite se endividar
Procure sempre negociar e pagar os valores à vista, para que a volta da viagem seja repleta de boas lembranças, e não de faturas para pagar. Se for preciso parcelar o valor, opte pelo mínimo de parcelas possíveis.

4. Tenha uma reserva financeira
Guarde sempre um dinheiro para emergências. Afinal, é normal que acabem ocorrendo gastos além do que estavam planejados.

5. Avalie com cautela
Se perceber que a condição não está favorável, não dê o passo maior do que a perna. Avalie bem fazer algo mais leve, não gastando tanto com combustível ou passagem aérea, por exemplo, e preferindo destinos onde tenha conhecidos, para garantir a estadia.

6. Aproveite a sua cidade
Conheça as possibilidades de diversão em sua cidade que sejam baratas ou até mesmo gratuitas. Visitar pontos turísticos, parques e museus, além de descansar em casa, ouvindo música, assistindo filmes e propondo atividades lúdicas para as crianças, são excelentes alternativas para aproveitar sem comprometer as finanças.

7. Inclua as crianças
Elas são participativas e gostam de fazer parte das decisões da família. É importante que tenham consciência de que há um limite de gastos.

8. Faça um planejamento
Já planeje o próximo feriado com antecedência, para que possa fazer aquilo que realmente deseja.

Fonte: DSOP Educação Financeira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias