Bailarinos russos dançam para estudantes do Bairro Bom Jesus - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Dança na Capital10/05/2017 | 17h42Atualizada em 10/05/2017 | 17h42

Bailarinos russos dançam para estudantes do Bairro Bom Jesus

Grupo faz parte do Moscow State Ballet, que se apresenta em Porto Alegre nesta semana

Bailarinos russos dançam para estudantes do Bairro Bom Jesus Anderson Fetter/Agencia RBS
Crianças atentas aos passos de balé Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

Entre olhos arregalados e expressões boquiabertas, oito bailarinos de diferentes companhias russas se apresentaram para escolas e entidades assistenciais no Centro de Referência da Juventude, no Bairro Bom Jesus, nesta tarde. Esta é a primeira vez que eles dançam numa comunidade brasileira — o convite partiu da diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Os 15 minutos de O Lago dos Cisnes foram suficientes para arrancarem aplausos e sorrisos de quem nunca havia assistido a uma apresentação de balé. Com idades entre dois e 12 anos, as crianças surpreenderam-se com a desenvoltura dos solistas Elyzaveta Barkalova, 26 anos, do Mariinsky Ballet, e Sergey Skvortsov, 27 anos, do Kremlin Ballet. Como se compreendesse a sintonia da dupla, Vitor Almeida, dois anos, aluno da Escola de Educação Infantil Tia Beth, apontava para os bailarinos entusiasmado a cada novo passo. Ao contrário dele, Jennifer Vitória da Rosa, três anos, e Bento de Lima Andrade, ambos de três anos, quase não se mexiam de tão concentrados nas coreografias.

Bento (de blusa com listras) prestou a atenção nos passos Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

No Brasil para uma turnê de O Quebra-Nozes, que começou em Salvador e que, ao todo, passará por dez capitais brasileiras, os bailarinos fazem parte de um grupo de 50 artistas de seis companhias da Rússia que formam o Moscow State Ballet. Em Porto Alegre, eles se apresentarão na Reitoria da Ufrgs, nesta quinta-feira, e no Teatro do Sesi, na sexta-feira. O espetáculo, dirigido por Liudmilla Titova, já foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas.

— Durante a turnê brasileira, nos apresentamos em asilos e hospitais, mas assim (num bairro) é uma novidade para os bailarinos. Eles ficaram empolgados quando receberam o convite para dançarem numa comunidade que não teria oportunidade de vê-los no teatro — comentou Augusto Stevanovich, da Câmara Brasil-Rússia, responsável pela vinda do grupo a Porto Alegre.

Apresentação ocorreu no ginásio do Centro de Referência da Juventude Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

E se a língua foi uma barreira, o abraço garantiu a aproximação entre bailarinos e pequenos espectadores. Ao final da apresentação, os artistas pediram uma foto com as crianças. Mais sorrisos e gritos de alegria. Quem levou a melhor foi Jennifer que, mesmo desconhecendo a importância daquele momento, acabou sendo escolhida por Sergey para ganhar um colo.

— Ficamos honrados com esta apresentação — resumiu o bailarino, empolgado com a faceirice das crianças. 

Sergey fez questão de se aproximar das crianças Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

Parceria no futuro
Segundo Augusto Stevanovich, da Câmara Brasil-Rússia, responsável pela vinda do grupo a Porto Alegre, a intenção da Câmara Brasil-Rússia é firmar uma parceria com a prefeitura da Capital para a criação de um projeto de balé voltado para as comunidades mais carentes. Na segunda-feira, ele apresentou a proposta ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, que demonstrou interesse em continuar discutindo a questão. Augusto ressalta que a intenção é aproveitar espaços culturais já existentes para conter os gastos com investimentos.

— Queremos trazer bailarinos e técnicos russos de diferentes companhias para lecionarem na Capital. Seria uma espécie de Centro de Dança com o objetivo de aproximar a dança de todas as classes sociais e de, quem sabe, formarmos novos profissionais — justifica. 

Leia as últimas notícias






 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • Anaamvs_Sanches

    Anaamvs_Sanches

    Ana Maria SanchesNão Vote na esquerda @diarioonline @DiarioPE @diario_gaucho @dconline @tribunadonorte @atribunasantos @tribunaceara… https://t.co/Gl84UJxDHhhá 2 horas Retweet
  • berrysroden

    berrysroden

    ana 6@aIishagirl pôster do diário gaúcho é o melhor, meu irmão tem vários socorrohá 2 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros