Notícias



Dança na Capital

Bailarinos russos dançam para estudantes do Bairro Bom Jesus

Grupo faz parte do Moscow State Ballet, que se apresenta em Porto Alegre nesta semana

10/05/2017 - 17h42min

Atualizada em: 10/05/2017 - 17h43min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Crianças atentas aos passos de balé

Entre olhos arregalados e expressões boquiabertas, oito bailarinos de diferentes companhias russas se apresentaram para escolas e entidades assistenciais no Centro de Referência da Juventude, no Bairro Bom Jesus, nesta tarde. Esta é a primeira vez que eles dançam numa comunidade brasileira – o convite partiu da diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Os 15 minutos de O Lago dos Cisnes foram suficientes para arrancarem aplausos e sorrisos de quem nunca havia assistido a uma apresentação de balé. Com idades entre dois e 12 anos, as crianças surpreenderam-se com a desenvoltura dos solistas Elyzaveta Barkalova, 26 anos, do Mariinsky Ballet, e Sergey Skvortsov, 27 anos, do Kremlin Ballet. Como se compreendesse a sintonia da dupla, Vitor Almeida, dois anos, aluno da Escola de Educação Infantil Tia Beth, apontava para os bailarinos entusiasmado a cada novo passo. Ao contrário dele, Jennifer Vitória da Rosa, três anos, e Bento de Lima Andrade, ambos de três anos, quase não se mexiam de tão concentrados nas coreografias.

Bento (de blusa com listras) prestou a atenção nos passos

No Brasil para uma turnê de O Quebra-Nozes, que começou em Salvador e que, ao todo, passará por dez capitais brasileiras, os bailarinos fazem parte de um grupo de 50 artistas de seis companhias da Rússia que formam o Moscow State Ballet. Em Porto Alegre, eles se apresentarão na Reitoria da Ufrgs, nesta quinta-feira, e no Teatro do Sesi, na sexta-feira. O espetáculo, dirigido por Liudmilla Titova, já foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas.

– Durante a turnê brasileira, nos apresentamos em asilos e hospitais, mas assim (num bairro) é uma novidade para os bailarinos. Eles ficaram empolgados quando receberam o convite para dançarem numa comunidade que não teria oportunidade de vê-los no teatro – comentou Augusto Stevanovich, da Câmara Brasil-Rússia, responsável pela vinda do grupo a Porto Alegre.

Apresentação ocorreu no ginásio do Centro de Referência da Juventude

E se a língua foi uma barreira, o abraço garantiu a aproximação entre bailarinos e pequenos espectadores. Ao final da apresentação, os artistas pediram uma foto com as crianças. Mais sorrisos e gritos de alegria. Quem levou a melhor foi Jennifer que, mesmo desconhecendo a importância daquele momento, acabou sendo escolhida por Sergey para ganhar um colo.

– Ficamos honrados com esta apresentação – resumiu o bailarino, empolgado com a faceirice das crianças.

Sergey fez questão de se aproximar das crianças

Parceria no futuro
Segundo Augusto Stevanovich, da Câmara Brasil-Rússia, responsável pela vinda do grupo a Porto Alegre, a intenção da Câmara Brasil-Rússia é firmar uma parceria com a prefeitura da Capital para a criação de um projeto de balé voltado para as comunidades mais carentes. Na segunda-feira, ele apresentou a proposta ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, que demonstrou interesse em continuar discutindo a questão. Augusto ressalta que a intenção é aproveitar espaços culturais já existentes para conter os gastos com investimentos.

– Queremos trazer bailarinos e técnicos russos de diferentes companhias para lecionarem na Capital. Seria uma espécie de Centro de Dança com o objetivo de aproximar a dança de todas as classes sociais e de, quem sabe, formarmos novos profissionais – justifica.

Leia as últimas notícias







MAIS SOBRE

Últimas Notícias