Gêmeas fazem ensaio para comemorar aniversário de cem anos - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Um século de vida17/05/2017 | 16h11Atualizada em 17/05/2017 | 16h15

Gêmeas fazem ensaio para comemorar aniversário de cem anos

As irmãs Maria e Paulina são do Espírito Santo, e a fofura das fotos viralizou no Facebook

Gêmeas fazem ensaio para comemorar aniversário de cem anos Camila Lima / Divulgação/Divulgação
Maria e Paulina vão completar um século de vida no dia 24 de maio Foto: Camila Lima / Divulgação / Divulgação

Pessoas com cem anos não são comuns de se encontrar por aí. Irmãs gêmeas com essa idade, então, muito menos. É o caso de Maria Pignaton Pontin e Paulina Pignaton Pandolfi, nascidas em Ibiraçu, no norte do Espírito Santo. As duas completarão um século de vida no dia 24 de maio.

Para marcar a data, foi feito um ensaio fotográfico mostrando a simpatia das vovós. O registro, publicado no Facebook, viralizou. Quase 90 mil pessoas reagiram à publicação na rede social até a tarde desta quarta-feira (17), além dos mais de 11 mil comentários.

Leia mais
Conheça os jovens que fazem "tornando o impossível possível" em vídeos
Sem descanso, homem vende porco "danado" pela internet, e anúncio viraliza
Jovem é contratado após pedido de emprego viralizar nas redes sociais 

A ideia de registrar as gêmeas seculares surgiu quando a fotógrafa Camila Lima viu uma reportagem de televisão contando a história de Maria e Paulina. 

Camila trabalha com fotografia de idosos e decidiu dar o ensaio às irmãs como um presente de aniversário. Elas logo toparam, e as fotos foram produzidas na tarde de segunda-feira (15). 

— Eu estava em casa almoçando quando vi a história na televisão. Estavam falando sobre a saúde de ferro das duas. Fiquei encantada, me apaixonei. Nunca vi ninguém com cem anos. Gêmeas, ainda? Entrei em contato com a produção do jornal e consegui falar com a família, ofereci o ensaio e elas toparam — contou a fotógrafa.

Camila viu a história das irmãs na TV e resolveu presenteá-las com um ensaio fotográfico Foto: Camila Lima / Divulgação

Como tiveram de ir até Vitória para o ensaio — cerca de uma hora e meia de viagem — as irmãs estavam preocupadas com o cabelo, queriam sair bem nas fotos. Mas isso não foi problema. O ensaio fotográfico contou com toda a produção a que se tem direito: Maria e Paulina fizeram maquiagem, cabelo e até receberam figurino especial. Camila lembra que, mesmo fotografando há oito anos, nunca tinha visto idosas tão dispostas e saudáveis.

— Elas são um amor. São como a maioria dos irmãos. Elas brincam e discutem, estão sempre juntas. São muito ativas, brincalhonas e engraçadas — recorda a fotógrafa. 

A festa do século

Apesar de completarem cem anos no dia 24, a festa de um século de vida das gêmeas ocorre no dia 20,  próximo sábado. O cerimonial, em Ibiraçu, deve reunir mais de 200 pessoas. 

— São aproximadamente 200 pessoas que vão na festa, só gente da família. Aqui é uma cidade pequena, então todo mundo mora perto — explica a neta de dona Paulina, Tatiani Mai. 

Paulina mora em João Neiva, e Maria, no município de Aracruz, cerca de 30 quilômetros distante. 

Saúde de ferro

Mesmo em uma idade tão avançada, as gêmeas se orgulham de serem saudáveis e dispostas. Maria nunca teve nenhum problema sério de saúde, mas Paulina já passou por três infartos e um câncer no intestino, dos quais se recuperou por completo.

— No último infarto que minha avó teve, o médico mandou buscar ela no hospital para morrer em casa, desacreditou nossa família. Busquei ela e depois de 10 dias estava recuperada, andando por aí novamente — recorda Tatiani.

Segundo a neta, apesar de morarem separadas, sempre que possível, as irmãs estão juntas. Paulina mora sozinha com uma cuidadora, e Maria vive com um filha. Ambas fazem caminhadas diariamente, cuidam da casa, fazem comida e adoram assistir missas na televisão. 

As vovós viajaram até Vitória, capital do Espírito Santo, para o ensaio Foto: Camila Lima / Divulgação

Tatiani ainda diz que as vovós estão amando os momentos de fama e que a neta tem de mostrar tudo que sai na internet sobre elas. 

— Cada vez que sai algo novo elas amam, estão assistindo ao jornal todo dia para ver quando aparecem — conta Tatiani, bem-humorada.

A família, claro, não parou nas duas, Maria tem cinco filhos (uma já falecida), 12 netos, 7 bisnetos e um tataraneto. E Paulina tem seis filhos (um falecido), 19 netos e 16 bisnetos. As duas têm ainda mais três irmãos vivos, de um total de 18. Entre os vivos, o caçula tem 90 anos.

— É uma família muito saudável, acho que é genético — brinca a neta.

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/eyEugeRIj6há 53 segundosRetweet
  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúcho#TaylorSwift ganha processo contra radialista acusado de assediá-la sexualmente https://t.co/gcpL9ZMR95 https://t.co/Qi41NZgC1nhá 13 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros