Instituto de Cardiologia oferece exame de graça para gestantes - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Dia do Coração Fetal11/05/2017 | 11h54Atualizada em 11/05/2017 | 12h00

Instituto de Cardiologia oferece exame de graça para gestantes

Instituição fica no bairro Santana, na Capital

Instituto de Cardiologia oferece exame de graça para gestantes Divulgação/RBS TV
Foto: Divulgação / RBS TV

No próximo sábado, acontece o Dia F (Dia do Coração Fetal). Na oportunidade, o Instituto de Cardiologia oferecerá exames gratuitos de ecocardiografia fetal para mulheres que estejam a partir do quinto mês de gravidez. 

Sob a coordenação do médico Paulo Zielinsky, uma equipe com profissionais de diferentes áreas realizará os exames de ecocardiografia fetal e dará dicas e instruções às gestantes para proteger o coração do bebê, incluindo orientações nutricionais e psicológicas. 

Leia mais
Fumar enfraquece gene que protege as artérias, mostra estudo nos EUA
Saiba como vai funcionar o atendimento odontológico gratuito na Restinga

Os casos que apresentarem alterações serão acompanhados pela Unidade de Cardiologia Fetal do hospital. Na edição deste evento no ano passado, 525 gestantes foram atendidas. Destas, 6,5% apresentaram alguma anomalia e foram encaminhadas para acompanhamento. Este exame é recomendado para todas as gestantes, não apenas para aquelas que apresentam fatores de risco como diabete materna, uso de álcool e drogas na gestação, tabagismo e a presença de anormalidades no feto. 

Segundo o doutor Zielinsky, 90% de todas as anormalidades cardíacas ocorrem em gestações sem fatores de risco. As principais anormalidades são as cardiopatias congênitas (malformação do coração) e alterações do músculo e do ritmo cardíacos (arritmias). 

Dia F - Dia do Coração Fetal
Quando:
13 de maio, das 8h às 18h
Onde: Instituto de Cardiologia (Avenida Princesa Isabel, 395, bairro Santana, Porto Alegre)
O que levar: documento de identidade, cartão do SUS e o Cartão Pré-Natal
Atendimento: será por ordem de chegada. Se houver muita procura e a gestante não for atendida no sábado, receberá uma ficha para voltar em outro dia, mas é preciso ir no sábado buscar o atendimento


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros