Vida e Estilo



Recall

Lote de molho de tomate tem venda proibida por Vigilância Sanitária

Produto da marca Heinz não estaria de acordo com normas da Anvisa. Opção para os consumidores pode ser fazer o molho em sua casa. Em vídeo, chef de cozinha ensina a receita

12/05/2017 - 08h43min

Atualizada em: 12/05/2017 - 21h09min


Giane Guerra
Giane Guerra
Enviar E-mail

Está no Diário Oficial nova proibição de distribuição e venda de lote de molho de tomate da Heinz. É uma publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme o texto, responde a um comunicado de recolhimento voluntário encaminhado pela própria empresa Heinz Brasil. As informações são do blog Acerto de Contas.

Leia mais
Começa recall do extrato de tomate Quero com pelo de roedor acima do limite
Sopões precisam de doações para continuar; veja como ajudar

O produto não estaria de acordo com normas sanitárias. O documento cita resolução de 2014 do Ministério da Saúde que trata de "matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas, seus limites de tolerância e dá outras providências".

O lote que está com a venda proibida é o L25 20:54 M3-1 do produto molho de tomate com pedaços tradicional, marca Heinz.

Entenda como funciona a avaliação

Há limites para materiais estranhos em alguns alimentos. Vão de pelos a insetos inteiros. Acima dessa tolerância que a Anvisa considera prejudicial à saúde. O limite foi estabelecido por legislação de 2014. Os fragmentos não podem ser vistos a olho nu. Até então, não eram tolerados pela Anvisa.

Na época da norma que implementou os limites, a Anvisa alegou que era inviável muitas vezes eliminar todos os fragmentos.

A norma completa está neste link: RDC 14/2014

Como fazer o molho em casa

O chef senegalês Mamadou Sène, professor de cursos profissionais no Senac, ensina como fazer o molho de tomate em casa. O melhor é congelar o produto em potinhos pequenos, assim só a porção que vai ser usada precisa sair do freezer. O molho caseiro pode ser congelado por um mês. Na geladeira, o ideal é que seja consumido em até dois dias.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias