Notícias



Seu problema é nosso

Moradores compram material, mas prefeitura não finaliza obra de pavimentação e esgoto em Viamão

A administração municipal garantiu que o serviço será retomado em até 15 dias

11/05/2017 - 08h20min

Atualizada em: 11/05/2017 - 12h11min


Os moradores da Travessa Israel, na Vila Augusta, em Viamão, aguardam desde o ano passado a conclusão das obras iniciadas pela prefeitura, que tinham como objetivo instalar as tubulações de esgoto na via e refazer a pavimentação. Paulo Juarez Pereira, 54 anos, é uma das vítimas do problema.

O motorista, atualmente afastado do trabalho, conta que a prefeitura foi procurada para dar uma resposta sobre a demora para concluir o serviço, mas não respondeu.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Um mês, apenas

– A rua está intransitável. Tem dois vizinhos que não conseguem nem tirar o carro do pátio por causa das condições do lugar – explica o morador.

O problema começou em setembro, quando os residentes do local se uniram pelo bem comum. Por intermédio de um vereador, os moradores foram informados de que os problemas de encanamento e

pavimentação da travessa poderiam ser reparados, caso eles próprios comprassem os canos de concreto para fazer o encanamento de esgoto da rua. A prefeitura entraria com a mão de obra. Esse mesmo vereador, segundo Paulo, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e fez o encaminhamento do pedido.

Os canos foram comprados, e a prefeitura começou a obra, mas a movimentação durou pouco mais de um mês. Uma ponte caiu em outro ponto da cidade e fez com que os operários fossem deslocados para lá. Chegaram a retornar cerca de 20 dias depois, mas as obras na travessa seguiram por menos de uma semana. Desde então, os reparos estão interrompidos, e a rua está intransitável.


Leia mais
Liberado sem perícia após furto, carro de morador de Sapucaia do Sul não pode circular há mais de dois anos
Em uma semana, falta de iluminação pública foi o assunto mais reclamado pelos leitores
Com doença rara, irmãos fazem rifa para adaptar kombi e seguir tratamento na AACD

Obras serão retomadas, diz prefeitura

Procurada, a prefeitura de Viamão, por meio da Smosp, informou que as obras da Travessa Israel serão retomadas dentro de 15 dias. Segundo o órgão, a obra foi iniciada utilizando os 80 canos de concreto comprados pela comunidade. Para a conclusão, faltam três caixas de concreto e travessias com tubos de 300mm e 400mm, que a prefeitura se responsabilizou por comprar. A demora na retomada das obras deve-se ao processo licitatório da compra desses tubos que, segundo a Smosp, é demorado.

Questionada sobre a frequência desses acordos entre moradores comprando materiais e a prefeitura fornecendo mão de obra, a Secretaria disse que são acordos normais. A administração explicou que, quando os moradores propõem uma obra, é comum que eles também se ofereçam para adquirir o material, fazendo com que o trabalho seja executado mais rapidamente. Isso ocorre devido ao descontentamento dos moradores com a demora dos processos de licitação.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias