Notícias



Maio vermelho

No Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal, saiba como prevenir a doença e onde buscar diagnóstico

Capital terá diversas ações de diagnóstico da doença, que é um dos dez mais frequentes tipos de câncer no Brasil

31/05/2017 - 07h07min

Atualizada em: 31/05/2017 - 07h09min


Encerrando as atividades da campanha Maio Vermelho, hoje, no Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal, diversas atividades ocorrem na Capital incentivando o diagnóstico e a prevenção.

Uma ferida na boca que não cura, mas também não dói, pode ser um indício de alguma doença sendo ignorada. Também é um dos principais sintomas do câncer de boca, enfermidade que matou 5,9 mil brasileiros em 2015, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa para 2017 é de 900 casos em homens e 210 em mulheres no Estado. Para diagnosticar, o principal sinal de alerta são lesões bucais que não curam no período de até duas semanas. Nesse caso, consulte um dentista para um exame básico e possível encaminhamento.

A estomatologista Juliana Romanini, coordenadora da campanha, destaca que o câncer de boca é um dos dez mais frequentes no Brasil:

– Muitas pessoas desconhecem a existência da doença, mas as lesões de boca são bastante significativas e, com 2cm, já podem causar mutilação e provocar dificuldade para falar, engolir e, até mesmo, afastar as pessoas das atividades de trabalho e do convívio familiar.

Saiba mais

/// Sintomas: lesões que não curam em duas semanas ou com mudança de cor
/// Prevenção: evitar fumar ou beber em excesso, usar protetor labial para proteção dos lábios contra o sol
/// Se desconfiar de alguma lesão, vá ao dentista para que seja feito o exame da cavidade bucal. É um exame simples que pode detectar anomalias.
/// Se detectado algo fora do normal, o dentista encaminha o paciente para um estomatologista, para que seja realizada a biópsia da área.
/// Caso confirmado o câncer, acontece o encaminhamento para um especialista. Os tratamentos mais comuns são a cirurgia ou a radioterapia.

Atividades gratuitas na Capital

/// Exames no Hospital Conceição (Avenida Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor), das 8h às 17h.
/// Orientações e exames no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, das 8h às 17h.
/// Palestra Prevenção ao Câncer Bucal, às 19h, no Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545).
/// Roda de conversa Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Boca, no auditório do Instituto da Criança com Diabetes (Rua Álvares Cabral, 529, Bairro Cristo Redentor), das 10h ao meio-dia.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias