Notícias



Papo reto

Técnica do pacotinho usada por policiais: "Não funciona nem em adestramento de cachorros"

Método no qual as mãos do detido são algemadas nas costas e o pé se encaixa entre os pulsos, preso nas algemas, repercutiu na internet 

13/05/2017 - 08h02min

Atualizada em: 13/05/2017 - 08h03min


Soube que muitos policiais têm usado uma técnica chamada "pacotinho", na qual as mãos do detido são algemadas nas costas e o pé se encaixa entre os pulsos, preso na corrente das algemas. Sei de muitos que foram, inclusive, aplaudidos nas redes sociais por isso.

Seria muito bom se a polícia tivesse coragem de fazer isso com os políticos que roubam. Sim, porque a mesma polícia que faz pacotinho com o jovem bandido da periferia é subordinada a políticos bandidos que a mãe do menino empacotado ajudou a escolher.

As fotos que circulam exibindo a técnica não têm nenhum motivo de alegria, só de alerta. Alerta para o jovem não ir para o crime, para o policial não fazer semblante satisfeito ao prender um jovem com idade para ser seu filho. Alerta para a forma de imobilização, pois o pacotinho é cruel com quem também já é cruel, e essa lógica pedagógica não funciona nem em adestramento de cachorros.

Leia outras colunas de Manoel Soares

Muitos desses jovens já foram meninos de dez anos que não eram bandidos. Em algum momento, o bandido nasceu dentro deles. Eu quero que o "bandido morra", mas quero que o ser humano que existe neles fique vivo, pois quando matamos o ser humano para eliminar o bandido é como se tocássemos fogo na casa para eliminar o cupim.

O menino foi burro ao entrar para o crime, e nós somos burros por matar esse menino, achando que, assim vamos nos livrar do problema. Mais importante do que armar ratoeiras é não deixar a cozinha suja. Temos uma sociedade suja e queremos que os filhos dela sejam limpos. Mas, por outro lado, não damos água para que se lavem.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias