Vida e Estilo



Trânsito

Câmara aprova parcelamento obrigatório do seguro DPVAT

O seguro, que é pago por todos os donos de veículos, indeniza vítimas de acidentes de trânsito em casos de morte e invalidez permanente

22/06/2017 - 19h18min

Atualizada em: 22/06/2017 - 19h28min


Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou a proposta do deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), que torna obrigatório o parcelamento, em no mínimo três prestações mensais e iguais, do Seguro de Danos Causados por Veículos Automotores em Via Terrestre (DPVAT).

Os boletos serão pagos juntamente com as parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), observado o valor mínimo de
R$ 50 para cada boleto. O parcelamento não será obrigatório se o IPVA for pago em parcela única ou se o veículo for isento do tributo.

O projeto determina ainda que o parcelamento do DPVAT só poderá ser realizado para os pagamentos futuros, sendo vedado para os prêmios vencidos.

Leia mais:
Trecho de 3 km da Avenida Protásio Alves, na Capital, tem mais de 300 buracos
Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios
Câmara aprova fim de multa para quem esquecer carteira de habilitação

Como tramita em caráter conclusivo e foi aprovado pela última comissão, o projeto de lei (PL 2409/15) será enviado agora ao Senado. A menos que haja recurso aprovado para que o texto seja votado no Plenário da Câmara.

A proposta recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Lincoln Portela (PRB-MG). A proposta altera a Lei 6.194/74, que criou o Seguro DPVAT. O seguro, que é pago por todos os proprietários de veículos, indeniza vítimas de acidentes de trânsito nos casos de morte e invalidez permanente, além de reembolsar despesas médicas e hospitalares.

Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão responsável por fixar as diretrizes e normas dos seguros privados, já permite o parcelamento do seguro DPVAT, mas ele é facultativo a cada Estado e limitado ao valor de R$ 70 por boleto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias