Educação



Educação a distância

Conheça plataformas para aprender online

Várias oferecem cursos em português e certificados válidos

23/06/2017 - 17h10min

Atualizada em: 23/06/2017 - 17h59min


Os MOOCs – Cursos Online Abertos e Massivos na tradução para o português – são uma opção para quem busca se aperfeiçoar em conhecimentos de áreas específicas para desenvolvimento profissional ou apenas por interesse pessoal no assunto. Alguns têm data de início e outros são self-paced, o que quer dizer que você faz no ritmo que quiser, sem necessidade de cumprir um cronograma.

As certificações válidas para currículo são pagas na maioria das plataformas, mas nada impede que você inclua os cursos na sua lista de conhecimentos e habilidades. Quer tentar um curso e aprender uma coisa nova? Conheça as plataformas mais populares:

Coursera

- Tem 26 milhões de usuários
- 29 países estão associados, incluindo o Brasil. São seis instituições brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), Fundação Instituto de Administração (FIA Business School), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Lemann, Insper e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- 2.183 cursos no total

edX

- 12 milhões de estudantes de todos os países do mundo. São 430 mil estudantes só do Brasil
- Há dois cursos em português: Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil e Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades.
- Além do inglês, cursos também são ministrados em espanhol, mandarim, francês, japonês, turco, holandês, coreano, alemão, híndi e russo. São 1.604 cursos no total.
- Nem todos oferecem certificados, mas os que oferecem dão a possibilidade de imprimir em casa ou validar online mediante pagamento de taxa.

Miríada X

- Tem 3 milhões de usuários
- Em maioria, instituições da América Latina, Espanha e Portugal são associadas. Entre as brasileiras, as gaúchas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) disponibiliza um curso básico de química geral I, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) oferece quatro cursos, nas áreas de engenharia de produção, processadores Multicore, marketing e responsabilidade social. Já a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) ministra um curso de inovação orientada pelo design.
- Seis cursos são em português. No total, são 580 cursos.
- Certificados de participação e superação são simbólicos, mas é possível comprar o certificado oficial e validado.

Udacity

- 30 cursos em português voltados para tecnologia
- Há cursos gratuitos, mas nesses só é possível assistir as aulas e fazer os exercícios em casa. Nos cursos pagos, há a correção dos exercícios, revisão de projetos e certificação oficial.

VEDUCA

- O acesso aos cursos é gratuito, mas para ter um certificado validado há cobrança de taxa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias