Notícias



Porto Alegre

Escola invadida por pombos tem férias de inverno adiantadas para limpeza 

Aulas retomam no dia 26 na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Iba Ilha Moreira 

12/06/2017 - 17h23min

Atualizada em: 12/06/2017 - 17h23min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail

Invadida por pombos há dez dias, a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Iba Ilha Moreira, localizada no Bairro Jardim Carvalho, na zona leste da Capital, irá antecipar as férias de inverno dos alunos para a limpeza do prédio.
Os 500 estudantes da escola estão sem aula desde terça-feira passada devido a sujeira causada pelas aves que ocupam o forro da escola. O período de recesso inicia na quarta-feira e as aulas recomeçam no dia 26. As férias de inverno das demais escolas estaduais vão de 20 a 30 de julho.

Leia mais:
Escola invadida por pombos está com aulas suspensas na Capital

Segundo a diretora Marlei de Oliveira, os demais dias de aula perdidos serão compensados em um calendário de recuperação que está sendo elaborado pela direção. A limpeza para retirada dos pombos e da sujeita feita pelas aves iniciou na manhã desta segunda-feira por uma empresa especializada contratada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A conclusão do trabalho levará dez dias úteis.

Os pombos domésticos, que estão nas ruas e nas praças, representam riscos reais para a saúde dos estudantes e podem provocar doenças transmitidas pelas fezes, restos de ninho e de penas em decomposição.

Desde o dia 1º de junho, alunos do primeiro ao quinto ano, que estudam no terceiro pavimento, não estão indo à escola devido a situação do prédio. No dia 6, a aula foi suspensa para todos os 500 estudantes. Com os pombos no forro da escola, a água da chuva pinga do teto misturada ao sangue e às fezes das aves. Os alunos também reclamam da sujeira e do mau cheiro.

Leia mais notícias do dia

Na semana passada, quando o problema foi tema de uma reportagem no Diário Gaúcho, mães revoltadas com a situação fizeram protesto em frente à escola pedindo soluções. Neste dia, a Seduc encaminhou a contratação de uma empresa para executar a limpeza.


Últimas Notícias