Notícias



Intercâmbio cultural

Evento criado por alunos da Capital aproxima imigrantes por meio da música e da gastronomia

Projeto Ih!Migrei também ofereceu oficinas de preparação para entrevistas de emprego e troca de experiências

04/06/2017 - 18h30min

Atualizada em: 04/06/2017 - 18h33min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Gastronomia senegalesa, haitiana e brasileira foi apresentada no evento

Um grupo de alunos do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, se uniu para promover a valorização dos imigrantes e a integração da sua cultura com o Brasil. O evento Ih!Migrei oportunizou um intercâmbio cultural com troca de experiências, apresentações de música e gastronomia haitiana, senegalesa e brasileira.

Tudo isso foi elaborado por estudantes do terceiro ano, preocupados com a falta de integração dos imigrantes com a comunidade. Além interação cultural, o evento realizado na tarde deste domingo no Vila Flores, no Bairro Floresta, teve oficinas de preparação para entrevistas de emprego, bate-papo sobre empoderamento feminino e dicas de organização financeira. Também era possível elaborar e imprimir o currículo profissional.

– A gente percebe que eles não recebem ajuda de ninguém, então, decidimos fazer o que a gente pode. Eles estão muito dispostos a trabalhar e aceitam tudo que a gente faz com boa vontade – avalia a estudante Isadora Wolfart Pinheiro, 16 anos.

Isabella Martins, 16, Carolina Lucini, 16, Thiago Schneider, 16, Marina Daros, 17, e Isadora Wolfart, 16, do Colégio Marista Rosário

Os alunos participaram da confecção das refeições senegalesas e haitianas comercializadas no evento. Uma delas é o mafé, mistura de nove ingredientes entre os quais carne de gado, cebola, alho, pasta de amendoim, pimenta, batata doce e arroz. Mesmo com a barreira da língua, principal dificuldade apontada pelos estudantes para a execução do evento, os imigrantes se sentiram acolhidos:

– Eles são muito atenciosos, querem saber da nossa história e da nossa vida. Nunca tinha participado de um evento assim – conta a senegalesa Maimouna Ndaw, 31 anos, que está há três anos em Porto Alegre, trabalha como atendente e preparou o mafé.

Leia mais notícias do dia

As haitianas Azmene Pierre, 36 anos, e Joci Jasmin, 26 anos, também prepararam pratos do seu país. Da culinária brasileira, os imigrantes conheceram empada, pastel e brigadeiro.

Após apresentação de banda de estudantes, o haitiano Alix Georges, engenheiro da computação, há 11 anos no Brasil, interpretou composições próprias que farão parte do seu primeiro CD. O disco é solo, mas a apresentação no Ih!Migrei contou com parceiros que ele fez em Porto Alegre:

– É a primeira vez que um evento mostra o outro lado do imigrante, aspectos positivos e culturais, não nos colocando como "coitados" – comemora ele.

Alix Georges vai lançar CD em Porto Alegre

Alunos assumem protagonismo

O estudante Thiago Schneider, 16 anos, ressalta que os imigrantes são afetuosos e valorizam qualquer esforço de integração:

– As pessoas cruzam por eles na rua e não dão bola, passam reto. Não existe uma integração entre nós e eles, e é justamente isso que estamos tentando fazer aqui – argumenta.

– Queremos ouvir o que eles precisam. Eles não querem nada dado, mas precisam de orientações – complementa Isabela Martins, 16 anos.

A coordenadora de turno do Colégio Marista Rosário, Vera Vilanova, responsável por orientar os alunos, comenta que a iniciativa trouxe protagonismo para a gurizada:

– Eles estão fazendo tudo da cabeça deles, estamos deixando eles se desenvolverem e pensarem no assunto.

As oficinas realizadas no evento contaram com a parceria da Faculdade Senac Porto Alegre.






Últimas Notícias