Vida e Estilo



Documento

Falha no sistema do Dnit impede que motoristas regularizem IPVA

Segundo o Detran/RS, problema é comum e pode ser solucionado em bancos conveniados

06/06/2017 - 11h59min

Atualizada em: 06/06/2017 - 15h49min


Correção: o local para regularização é o banco, e não o Detran. A informação incorreta permaneceu publicada entre 12h e 15h45min.

Motoristas enfrentam problemas para regularizar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos veículos no Rio Grande do Sul. O problema ocorre por causa de instabilidade no sistema do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Leia mais
Início da quarta fase do saque das contas inativas é antecipado para sábado
Comissão do Senado vota relatório da reforma trabalhista; acompanhe

Quem foi multado, pagou a penalidade e as taxas do IPVA, por vezes, não consegue receber o documento atualizado porque, devido à falha no sistema, o Detran/RS não recebe a baixa da multa.

Segundo o Detran/RS, a instabilidade no sistema do Dnit é comum e não há previsão de solução para o problema. A orientação do Detran/RS é que motoristas que enfrentarem problemas no pagamento dos itens que compõem o licenciamento (IPVA, seguro obrigatório, taxa de emissão e multas vencidas) procurem bancos conveniados (Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi e Caixa Federal) e informem a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa. Após o pagamento, o sistema informatizado gera o documento, que é entregue no endereço cadastrado no sistema do Detran/RS.

– Pode ocorrer que informações relativas a multas em rodovias federais demorem um pouco mais para cair no sistema do Detran/RS por conta de instabilidades no sistema do DNIT, que impedem que essas informações cheguem ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) e, consequentemente, estejam acessíveis ao Detran/RS. A documentação 2017 somente estará em dia quando for emitida – explica Eunice Gruman, assessora de imprensa do Detran/RS.

O Dnit confirmou a existência de instabilidade no sistema. A reportagem aguarda laudo técnico que deve mostrar a previsão de solução do órgão para este problema.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias