Notícias



Mais cor na periferia

Morador pinta casas em tons vibrantes para aumentar a autoestima na Vila Safira

Claudio Roberto Pagno da Costa, 54 anos, está colorindo residências no Bairro Mario Quintana para levar mais alegria aos moradores

15/06/2017 - 08h00min

Atualizada em: 15/06/2017 - 08h01min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
"Quero que essa seja a rua mais bonita de Porto Alegre", diz o pintor

Elevar a autoestima dos moradores da Vila Safira, em Porto Alegre, é o objetivo da iniciativa que traz mais cor para as casas do local. À frente do projeto Vó Chica, ação que oferece mais de uma dezena de atividades culturais a crianças e adolescentes, Claudio Roberto Pagno da Costa, 54 anos, está colorindo as casas da Rua Luiz Sibemberg, no Bairro Mario Quintana.

A própria casa de Claudio, que também é a sede do projeto e sempre chamou a atenção pelo colorido das cores vibrantes, serviu como ponto de partida para a ideia. Ele pintou de roxo a residência da mãe, localizada no mesmo pátio, e despertou em uma vizinha a vontade de fazer o mesmo. Três casas e vários muros da rua já foram coloridos. Claudio, que é pintor profissional, arrecada tintas por meio de doações e conta com a ajuda dos vizinhos engajados na causa. Alguns oferecem a casa ou muro. Outros, ele convence a aderir à ideia.

– Isso é sair da zona de conforto. Pintamos um muro, uma fachada ou apenas o cordão da calçada, e aquilo já vai se espalhando. Quero que essa seja a rua mais bonita de Porto Alegre – orgulha-se.

Empolgação contagiante

Se depender da força de vontade de Claudio e da capacidade que ele tem de contagiar a vizinhança, é provável que o desejo dele saia do plano dos sonhos para virar realidade.

Celiane Cardoso, 33 anos, cedeu espaço da fachada da casa e não se arrepende. Para ela, o local ganhou outra vida com as cores em cima da antiga tinta laranja:

– Cor é vida, é alegria, e a nossa casa precisa ser alegre. Essa pintura trouxe outro astral. Se os demais vizinhos aderirem, vai ser muito legal, a rua toda ficará alegre – conta ela.

Os pilares do muro que cerca o mercado de Eva Mattos Cardoso, 76 anos, foram coloridos de roxo, verde e rosa, o que deu novo ar para o ambiente, garante ela.

– Nossa vila estava muito feia. Essas cores já deixam tudo mais bonito – garante.

Pintado em linhas horizontais de verde e em dois tons de rosa, o muro da dona de casa Bruna de Souza, 27 anos, virou referência:

– Liberei o muro assim que o Claudio propôs. As crianças gostaram e nem sempre a gente tem condição de pintar por nossa conta.

Até quem é de outras ruas já está de olho na iniciativa. A cuidadora Silvia da Silva, 47 anos, que vive em uma rua de chão batido nas proximidades, quer que ao menos sua casa tenha um pouco de vida:

– Minha casa não tem cor, são só os tijolos. Vi essas casas coloridas e queria qualquer cor que fosse para a minha, só para deixar menos triste.

Inspiração

A Rainbow Village (em português, Vila do Arco-Íris), na Indonésia, é a inspiração que Claudio tenta reproduzir na Vila Safira. Localizado no país asiático, Kampung Pelangi é uma pequena vila onde líderes decidiram pintar as casas de cores vibrantes e desenhos coloridos para tentar melhorar seu status de uma favela degradada. Após a pintura, o local transformou-se em atração turística e suas fotos tiveram grande repercussão nas redes sociais.

Para ajudar

/// Quem quiser ajudar com doações de tinta pode entrar em contato com Claudio pelo telefone ou WhatsApp: (51) 99364-2847.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias