Espaço do Trabalhador



Abono Salarial

Prazo para saque do PIS/Pasep 2015 termina nesta sexta-feira, mas será reaberto 

Período de saque reabre em 27 julho e continua até 28 de dezembro

30/06/2017 - 13h47min

Atualizada em: 30/06/2017 - 13h48min


Agência Brasil
Agência Brasil

Quem não tiver possibilidade de sacar nesta sexta-feira (30) o Abono Salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2015 terá nova chance. Em vez de ser encerrado definitivamente nesta sexta-feira, como estava previsto pelo governo federal, o prazo será reaberto em 27 de julho. O trabalhador, então, terá até 28 de dezembro para sacar o dinheiro.

Leia mais
Processo de saque do FGTS é mais difícil para quem vive fora do país
Meirelles diz que não há justificativa para reter FGTS

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou nesta semana a reabertura do prazo. A proposta foi apresentada pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que atendeu a pedido feito pelo representante dos trabalhadores no colegiado. Segundo o Ministério, 1,57 milhão de pessoas (6,5% do total com direito ao abono) ainda não fizeram o saque do benefício referente a 2015.

Cada trabalhador pode ter até R$ 937 a receber, o equivalente a um salário mínimo. O valor muda de acordo com o tempo em que o trabalhador esteve formalmente empregado no ano de referência. É preciso ter trabalhado por, no mínimo 30 dias, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos.

Também é necessário estar inscrito nos programas há pelo menos cinco anos. É preciso ainda que os trabalhadores tenham tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os valores não sacados são destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O abono do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores do setor privado. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores públicos. Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que tem o Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias