Notícias



Bagé

Escolas municipais oferecem almoço para alunos durante as férias 

Medida da prefeitura oferta almoço a 400 estudantes em 12 das 62 escolas da rede municipal. 

28/07/2017 - 07h00min

Atualizada em: 28/07/2017 - 07h01min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Tramita na Câmara de Vereadores projeto para que iniciativa vire lei

Em meio às férias de inverno, durante esta semana, as cozinhas das escolas municipais de Bagé não pararam de funcionar. Uma medida da Secretaria Municipal de Educação determinou a abertura das mesmas para oferecer almoço a 400 dos 13 mil alunos da rede de ensino fundamental municipal.

Segundo a coordenadora do Departamento de Nutrição de Escolas, Cibele Chaves, a ideia de manter o almoço dos estudantes surgiu dois meses antes do período de recesso. Em reuniões com os pais, as escolas fizeram um levantamento para identificar quais os alunos desejariam receber alimentação nas férias. A medida foi aprovada em 12 das 62 escolas da rede.

Leia mais:
Prefeitura de Porto Alegre anuncia nomeação de professores para a rede municipal

Na segunda-feira passada, primeiro dia da ação, cerca de 70% dos que se inscreveram para almoçar na instituição compareceram entre 11h e 12h30min, horário de abertura na semana de férias. O cardápio preparado pelas nutricionistas tem arroz, feijão, carne de gado ou frango, polenta, vegetais e frutas.

– Desde o início deste ano, percebemos um aumento de 30% pela procura do almoço na escola. Como as compras são trimestrais, os alimentos já tinham sido pagos pela prefeitura e não mudaria o processo de compra – complementa Cibele.

Arroz, feijão e carne são alguns dos itens que compõem o cardápio


Segundo a assessora técnica da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Marlise Fernandes, a iniciativa de Bagé é incomum:

– É uma iniciativa que praticamente não existe de acordo com o nosso conhecimento. É uma experiência nova e tem um aspecto social que precisa ser levado em conta.

Ela também alerta sobre a possibilidade de continuidade da iniciativa em outras oportunidades:

– Os municípios passam enorme dificuldade para cumprir suas obrigações, novas políticas bancadas com recursos próprios são importantes mas nos preocupam quanto ao seu aspecto de sustentabilidade e financiamento futuro dessas medidas – pondera.

Leia mais notícias do dia

Projeto de lei

Segundo a secretária Adriana Lara, a ação atende especialmente aos alunos cuja refeição escolar complementa a alimentação do dia.

– Se a merenda faz a diferença durante os dias letivos, temos a certeza de que será fundamental nestes dias de recesso escolar. Por isso, manteremos os refeitórios abertos naquelas escolas onde houve interesse manifestado pelos alunos – explica.

Na Câmara de Vereadores de Bagé, tramita uma proposta do vereador Augusto Lara (PDT) para tornar lei a oferta de almoço aos estudantes durante as férias de inverno.

– Sabemos da importância desta matéria quando vemos um grande número de crianças e jovens carentes que vão para a escola, muitas vezes motivados pela merenda. E quando a escola oferece alimento, ela também proporciona uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias