Renato Dornelles: "Paulo Sant'Ana era vermelho" - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Chora, Cavaco!20/07/2017 | 21h03Atualizada em 20/07/2017 | 21h06

Renato Dornelles: "Paulo Sant'Ana era vermelho"

Jornalista tinha a Imperadores do Samba entre as suas paixões

Renato Dornelles: "Paulo Sant'Ana era vermelho" Agência RBS/Agencia RBS
Sant'Ana(E) e Escurinho (D) Foto: Agência RBS / Agencia RBS

"A paixão não está nas cores". 

Esta frase me foi dita, certa feita, por Francisco Paulo Sant'Ana, para explicar sua paixão pela Imperadores do Samba, tão vermelha e branca quanto o Internacional, arquirrival do Grêmio, seu time do coração.

Pois a Imperadores, e o Carnaval como um todo, estavam entre os amores de Paulo Sant'Ana. Em 1995, ele participou do memorável desfile na Avenida João Pessoa, que rendeu à escola não somente o título, como a consagração do samba de exaltação Convite ao Povo (Povo Meu), do poeta Wilson Ney. 

Leia mais:
Na música, Sant'Ana deixou marca na boemia de Porto Alegre e como amigo das estrelas
Ao som de Lupicínio, Paulo Sant'Ana é sepultado em Porto Alegre
Paulo Sant'Ana é velado na Capital
A repercussão da morte de Paulo Sant'Ana

Ao seu lado, costumava desfilar o saudoso Luiz Carlos Machado, o Escurinho, que marcou época no Inter, falecido em 2011. 

Enredo

Não raras vezes, Sant'Ana dedicou colunas inteiras ao Carnaval. Por vários anos, integrou a equipe mais carnavalesca do rádio brasileiro (conforme definição de seu ídolo Jamelão), comandada por Cláudio Brito, na cabine número 1 da Marques de Sapucaí.

Aliás, até tema de desfile Sant'Ana já foi. Em 1993, a Acadêmicos da Orgia o homenageou com o enredo O Menestrel da Cultura Popular — Francisco Paulo Sant'Ana.

Dedicamos essa coluna ao Pablo, tão carnavalesco quanto torcedor de futebol, tão imperadores quanto gremista.  

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros