Veja como saber se o seu aluguel pode ter o valor reduzido - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Acerto de Conta$04/07/2017 | 07h00Atualizada em 04/07/2017 | 07h00

Veja como saber se o seu aluguel pode ter o valor reduzido

Em geral, os ajustes ocorrem uma vez ao ano. Se está no contrato que o ajuste é pelo IGPM sem ponderações, o valor deve ser reduzido 

Veja como saber se o seu aluguel pode ter o valor reduzido Carlos Edler/Agencia RBS
Foto: Carlos Edler / Agencia RBS

Mora de aluguel? É época de dar uma olhadinha no contrato. Muitos acordos foram fechados determinando que o reajuste fosse pelo IGPM, um índice de inflação diferente e que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas. 

Pois, depois de muito tempo, o IGPM deu negativo no acumulado de 12 meses: -0,78%. Em geral, os ajustes de valores ocorrem uma vez ao ano. Então, se está no contrato que o ajuste é pelo IGPM sem ponderações, o valor deve ser reduzido. 

No entanto, também não é proibida alguma cláusula que determine que não há redução caso o indicador saia negativo. O que é acordado no contrato entre o dono do imóvel e quem aluga costuma ser válido, salvo eventual abuso que seja contra a legislação. 


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros