Notícias



Seu problema é nosso

Cadeirante de Canoas sofre com falta de ônibus adaptado há quatro anos

Quando não consegue pegar seu ônibus, a secretária tem que andar com a cadeira por até duas horas para conseguir chegar em casa

09/08/2017 - 10h15min

Atualizada em: 10/08/2017 - 10h26min


Rosângela costuma esperar até três horas por um veículo com elevador que possa transportá-la

Desde que se mudou para o Bairro Rio Branco, em Canoas, há quatro anos, a secretária Rosângela de Oliveira, 53 anos, sofre com a falta de ônibus acessíveis. Dependente de cadeira de rodas, ela costuma esperar até três horas por um veículo com elevador que possa transportá-la.

Leia mais
Depois de três anos de espera, mulher consegue consulta com ortopedista
Criança precisa de doações para realizar cirurgia
Moradora da Restinga espera conserto de lâmpadas há um ano

Rosângela trabalha em Porto Alegre e, para chegar à Capital, precisa pegar o trem, diariamente, no Centro de Canoas. Para o deslocamento de sua casa até a estação, depende do ônibus municipal da linha Machadinho, administrada pela empresa Sogal.

Ela conta que, pela manhã, são raras as vezes em que sente a falta de ônibus adaptado. Porém, na hora de voltar para casa, no final da tarde, o desafio é muito maior.

– Pela tabela de horários, deveria ter um ônibus acessível às 18h40min, mas é sempre o mesmo veículo, que está sempre com o elevador estragado – conta Rosângela.

Como não consegue pegar o ônibus no horário em que deveria haver um adaptado, Rosângela precisa esperar até as 20h – quando um novo carro com elevador estaria disponível, segundo a tabela da linha. Mas, quando não pode esperar, ela precisa pegar outra linha, que passa perto do seu bairro. Nessas situações, a secretária tem que andar com a cadeira por até duas horas para conseguir chegar em casa.

– É uma situação que me incomoda muito. Eu saio do serviço às 17h30min para conseguir um ônibus acessível e nunca tem – desabafa a cadeirante.

Só promessas

Depois de quatro anos de espera, Rosângela resolveu tomar uma atitude e pedir ajuda ao Diário Gaúcho. Ao longo dos últimos anos, ela conta que já tentou entrar em contato com a Sogal e também com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas mas as promessas feitas pelos órgãos responsáveis nunca foram cumpridas.

– Já encaminhei muitos e-mails para prefeitura e para a empresa. Eles dizem que preciso ter paciência, que vão tentar resolver. Só que já faz quatro anos que estou esperando essa solução – lamenta Rosângela.

Prefeitura promete solução para os próximos dias

A assessoria de imprensa da prefeitura de Canoas diz que a SMTM solicitou à Sogal que disponibilize mais um veículo com acessibilidade para atender a linha que Rosângela utiliza. Segundo o órgão, isso deve ocorrer nos próximos dias. Assim, a linha Machadinho contará com dois carros que possuem elevador.

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso

Questionada sobre como realiza a fiscalização dos ônibus, a SMTM explicou que o controle é feito de forma rotineira em toda a frota do município. E, sempre que é constatado algum problema, o veículo é retirado para que possa ser consertado e retornar o mais rápido possível à circulação normal.

O órgão ainda esclareceu que a frota da Sogal é de 135 ônibus, sendo 87 acessíveis. E estes são distribuídos de forma proporcional para atender todas as linhas.

*Produção: Alberi Neto



MAIS SOBRE

Últimas Notícias