Notícias



TV Digital

Como funciona a distribuição do sinal digital em prédios

Dependendo do número de apartamentos, pode ser necessária a instalação de um amplificador de sinal. Antenista está apto para fazer a avaliação

17/08/2017 - 20h00min

Atualizada em: 17/08/2017 - 22h00min


Para ter acesso ao sinal digital em condomínios, é necessário que o sinal da antena UHF seja compartilhado

Com o início do desligamento do sinal analógico no Rio Grande do Sul no dia 31 de janeiro de 2018, é chegada a hora de pensar nas alterações necessárias na forma de recepção da imagem e do som na sua televisão. E para quem mora em apartamento, a antena UHF compartilhada (conhecida como antena coletiva) com os demais moradores é a mais indicada para garantir a melhor recepção.

Leia mais
Saiba por que é preciso antena UHF e conversor para seguir assistindo aos canais abertos de TV
Qualificação abre portas para trabalhadores aprenderem a instalar as novas antenas UHF

Neste caso, a instalação deve ser feita no ponto mais alto do edifício. Após a antena estar bem localizada, o sinal irá descer pelo cabo coaxial e ser distribuído para todos os moradores terem acesso. Com o cabo no apartamento, é só ligar na sua televisão. Porém, em algumas residências, o sinal pode chegar um pouco fraco em função desse compartilhamento.

– Converse com o seu síndico. É importante a assistência de um profissional antenista nesse processo. Ele saberá dimensionar a necessidade de um ou mais amplificadores de sinal. Dependendo do número de apartamentos, por exemplo, pode ser preciso um amplificador junto à antena e um em outro andar – explica o gerente de projetos regulatórios da RBS TV, Emerson Costa.

Assinatura

É importante saber que os televisores conectados à TV por assinatura não devem ser impactados – em caso de problemas, consulte a sua operadora. Mas os televisores que ainda recebem apenas o sinal analógico de TV aberta da antena coletiva precisam estar preparados.

As televisões de tela plana fabricadas depois de 2012 já possuem o conversor digital integrado. Basta conectar ao sistema de antena coletiva e fazer a busca de canais. Já os televisores antigos, analógicos, comprados antes de 2012 e as TVs de tubo precisam do conversor digital, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

O desligamento do sinal analógico integra a implantação do sistema de TV Digital no Brasil. Outro motivo foi a negociação do governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Tire as dúvidas

Qual a melhor antena para receber o sinal digital em prédios e condomínios?
A antena coletiva é a mais indicada, mas é preciso verificar se ela tem capacidade para receber os canais digitais em UHF. Para garantir a intensidade do sinal, cumpre verificar a necessidade de utilizar equipamentos como amplificadores.

O que faço se o meu prédio já possuir uma antena coletiva?
É preciso verificar se a antena coletiva é UHF e se ela está preparada para receber e distribuir o sinal digital com a intensidade adequada para todos os andares e apartamentos. Se a antena não estiver preparada, pode ser necessário substituí-la por um modelo adequado. Se a distribuição do sinal não tiver a intensidade adequada, pode ser necessário instalar amplificadores em todos os andares. Para ter certeza, consulte um antenista.

Quem deve pagar a adequação da antena no meu condomínio?
O condomínio é o responsável financeiro por todos os custos referentes à adaptação da antena coletiva para o sinal digital. Geralmente, os valores são rateados entre os condôminos. Mas isso só agora na implantação. Lembre-se de consultar as normas, a convenção e o regulamento interno para saber como deve ser feito em seu condomínio.

Quem pode realizar a instalação da antena coletiva?
O antenista é um profissional especializado. Um bom profissional fará a avaliação técnica do condomínio e dará toda a orientação necessária, da verificação da capacidade para receber o sinal à instalação correta de todos os equipamentos.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelos seguintes canais:
- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana
- 0800-051-6336 para demais localidades
- Mais informações neste site da RBS TV

Confira as datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:
- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)
- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande
- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria
- Até 31/12/2023: demais regiões


MAIS SOBRE

Últimas Notícias