Empregos



Atenção, jovens!

Como se preparar para o primeiro emprego

Não existe idade ideal para começar a trabalhar. O importante mesmo é ter vontade

16/08/2017 - 07h00min

Atualizada em: 16/08/2017 - 07h00min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Iniciar a vida profissional é um momento marcante: dúvidas, desafios, frustrações e conquistas vêm pela frente. Para ajudar o jovem a traçar uma estratégia para conseguir a primeira vaga, Rogério Gabriel, fundador e presidente da MoveEdu, grupo que atua na área de cursos profissionalizantes, dá as dicas:

1. Em qual momento deve ser buscado o primeiro emprego?
Não existe idade ideal para começar a trabalhar, o mais importante é ter vontade. Alguns jovens começam a procurar emprego porque a família precisa de ajuda financeira, outros porque buscam independência. Seja qual for o motivo, é essencial ter em mente um objetivo claro e saber que o mercado de trabalho exige muita responsabilidade, ou seja, é preciso ter maturidade e estar disposto a encarar as cobranças do dia a dia corporativo.

2. Quais competências demonstrar na entrevista para garantir a vaga?
Em primeiro lugar, estude a empresa. Seja uma loja de departamentos ou um escritório de advocacia, o empregador precisa saber que o jovem conhece a companhia e está disposto a vestir a camisa daquele time. Além disso, é essencial ressaltar os pontos fortes do currículo e pontuar que tem a intenção de absorver todo o conhecimento que a empresa puder passar, principalmente sobre assuntos que não domina. Prestar atenção à linguagem utilizada também é necessário.

3. O que o candidato deve levar em conta ao escolher a empresa onde tentará seu primeiro emprego?
Um ponto essencial para iniciar a busca por emprego é ter metas. Quando o jovem sabe em qual ocupação se sairia melhor e quais tarefas tem capacidade de exercer, é fácil filtrar empresas. Ao fazer a pesquisa sobre o histórico da companhia, também é bom levar em conta os seus valores – você se identifica com o que a companhia prega? Está disposto a incorporar esses princípios? Caso as respostas sejam "sim", vá fundo! Não existe uma receita pronta para ajudar na procura do primeiro emprego, mas essas dicas vão ser um norte para esse momento tão importante na trajetória de um jovem.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias