Notícias



Seu problema é nosso

Depois de sofrer cinco AVCs, homem não consegue receber remédios da prefeitura

Os comprimidos de paracetamol, por exemplo, Jorge Passos não consegue retirar há quatro meses

03/08/2017 - 12h19min

Atualizada em: 03/08/2017 - 12h20min


O comerciário desempregado Jorge Luciano Lucas Passos, 40 anos, continua com dificuldades para retirar medicamentos na rede pública de Canoas. Sofrendo com as sequelas de cinco acidentes vasculares cerebrais (AVCs), o morador do Bairro Niterói já teve seu problema relatado nas páginas do Diário Gaúcho em 21 de abril.

Leia mais
Após seis meses, prefeitura de Cachoeirinha retoma conserto de calçadas
Cadeirante reclama de más condições de ônibus adaptados em Porto Alegre
Projeto que ajuda crianças em vulnerabilidade social precisa de doações

Na época, a prefeitura confirmou a falta de alguns medicamentos, mas prometeu que a distribuição seria normalizada até a segunda semana de maio. Entretanto, depois da publicação da matéria, Jorge recebeu os remédios corretamente somente uma vez.

Em falta

Entre as medicações necessárias para dar continuidade ao seu tratamento, ele precisa de AAS Infantil, hidroclorotiazida, sinvastatina, Metoprolol, Enalapril, omeprazol e paracetamol. Este último, por exemplo, Jorge não consegue retirar há quatro meses. Os outros são distribuídos sem regularidade – alguns em um mês, outros no mês seguinte.

– Eu deveria retirar todo mês, porém, sempre mandam voltar na semana seguinte e, quando entregam, já passou metade do mês. Ou seja, nunca consigo fazer o tratamento completo – reclama.

Consequências A falta dos medicamentos prejudica a qualidade de vida de Jorge. Devido aos AVCs, o comerciário se tornou epiléptico. E a falta dos remédios faz com que os ataques se tornem mais constantes, afetando até seu convívio em sociedade.

– Eu não posso sair de casa, não posso fazer nada. A qualquer momento, pode me dar um ataque na rua e acabar acontecendo algo pior. É triste. A minha rotina é só ir toda semana tentar retirar esses remédios, o que está cada vez mais complicado – desabafa Jorge.

Prefeitura garante normalização

A prefeitura de Canoas, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que 8% dos 130 medicamentos da lista de distribuição do município estão em falta. Esclarece que o pagamento dos fornecedores está em dia e que um novo processo licitatório para compra dos remédios que estão em falta está em andamento, conforme a assessoria. O paço municipal garante que "avançou no objetivo de zerar as faltas de medicamentos, mas alguns ainda estão em falta no mercado".

Uma lista (confira abaixo) esclarecendo a situação de cada medicamento do qual Jorge necessita foi enviada pela prefeitura.

A situação de cada remédio na farmácia municipal, conforme a prefeitura de Canoas:

– Paracetamol 500mg – Após quatro meses em falta, chegou no dia 26 de julho. Estará em todas as farmácias distritais até amanhã.

– AAS Infantil 100mg – O estoque está normalizado desde junho em todas as farmácias distritais.

– Hidroclorotiazida 25mg – Está em falta. Segundo a prefeitura, o processo de compra já está em andamento, e a entrega deverá ser realizada pelo fornecedor no prazo de 30 dias.

– Sinvastatina – Os comprimidos de 10mg estão disponíveis em todas as farmácias distritais, e os de 20mg devem chegar no prazo de 30 dias.

– Metoprolol 100mg – Em falta, aguardando a entrega do fornecedor em até 30 dias.

– Enalapril – Disponível no estoque.

– Omeprazol 20mg – Disponível em estoque.

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias