Notícias



Seu problema é nosso

Depois de três anos de espera, mulher consegue consulta com ortopedista

Nara Santos sofre desde 2014 com fortes dores nos braços, pescoço, coluna e quadril

04/08/2017 - 12h52min

Atualizada em: 04/08/2017 - 12h53min


Depois de uma espera de três anos, a ex-cuidadora Nara Sandra Santos de Mello, 49 anos, conseguiu finalmente ser atendida por um ortopedista do Sistema Único de Saúde (Sus). Moradora do Bairro Esmeralda, em Viamão, ela teve sua história contada pelo Diário Gaúcho na edição de 4 de julho.

Leia mais
Bebê fica sem fisioterapia, e família não consegue custear tratamento
Depois de sofrer cinco AVCs, homem não consegue receber remédios
Projeto que ajuda crianças em vulnerabilidade social precisa de doações

Dois dias depois, Nara foi contatada pela Secretaria de Saúde de Viamão. A ligação era para informar que a sua consulta havia sido marcada. O atendimento foi realizado na sexta- feira passada, dia 28 de julho.

– Foi muito rápido, disseram que poderia demorar até 700 dias, mas já me ligaram no dia seguinte – comemorou Nara.

Atendimento

No Hospital Santa Casa, em Porto Alegre, além da consulta realizada no dia 28, a ex-cuidadora recebeu também o encaminhamento para fazer ecografias de quase todo o corpo. Também foram agendadas consultas com especialistas em quadril e coluna.

Segundo ela, o ortopedista que lhe atendeu afirmou que os exames são necessários para ver qual a real dimensão das complicações de saúde de Nara. A demora de três anos para passar por um especialista aumentou o problema e, conforme foi informada, a ex-cuidadora poderá ter de colocar uma prótese no quadril.

Parou de trabalhar em função das dores

O problema de Nara começou em 2014, quando ela precisou parar de trabalhar por conta das fortes dores nos braços, pescoço, coluna e quadril. Naquela época, foi ao médico para pedir uma consulta com um ortopedista. Desde então, ela ia semanalmente até a Secretaria Municipal de Saúde de Viamão, mas nunca recebia uma resposta sobre o motivo da demora na consulta.

No mês passado, quando foi procurado pelo jornal, o secretário de saúde de Viamão, Luis Augusto Carvalho, admitiu que Nara não foi avisada sobre a consulta especializada com ortopedista devido a um erro da Secretaria. Segundo ele, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) agendou o atendimento para o dia 5 de maio de 2017, às 8h, na Santa Casa, em Porto Alegre.

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso

Entretanto, a prefeitura de Viamão não confirmou o agendamento no sistema de marcação nem avisou a moradora. Assim, a consulta foi cancelada. Luis explicou que Nara foi novamente inserida no sistema, e a consulta seria remarcada – o que ocorreu logo em seguida. Ela também aguardava, havia cerca de um ano, por uma ressonância no pescoço.

O secretário explicou que o pedido de exame foi inserido na central de marcações no dia 12 de maio de 2016, e o período aproximado de espera é de um ano e meio.

*Produção: Alberi Neto



MAIS SOBRE

Últimas Notícias