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Espaço do Trabalhador30/08/2017 | 07h00Atualizada em 30/08/2017 | 16h39

Dicas para manter o emprego em época de crise

É ainda mais necessário se destacar no ambiente de trabalho

Dicas para manter o emprego em época de crise Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Tempos de crise multiplicam os desafios no ambiente de trabalho: a quantidade de tarefas aumenta, as promoções ficam congeladas e o risco de demissão cresce. É preciso se destacar, como orienta Rose Russowski, diretora da consultoria Lee Hecht Harrison na Região Sul: fazer cursos, melhorar o relacionamento com os colegas e até reforçar a imagem pessoal no dia a dia na empresa.

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Como se garantir no emprego em tempos de crise?
Manter a empregabilidade está diretamente ligado à atualização profissional dentro da área de atuação. O profissional que busca ser referência através de novas habilidades, participação em cursos, palestras e congressos, além de leituras de livros e artigos, tem mais chances de se destacar na carreira. É importante também manter um networking (expressão que representa rede de contatos profissional) qualificado, que ajuda na troca de informações do mercado, tendências, melhores práticas e suporte em caso de uma possível demissão.

Como manter a motivação em um período de poucas promoções e salários menores?
A grande dica é o autoconhecimento. As pessoas não se motivam por aspectos iguais. Tem profissional que é movido por desafios, segurança, independência ou busca ser especialista em uma determinada área, por exemplo. Cada um responderá de uma forma. Nem todo mundo se motiva por aumento de salário ou novo cargo. A promoção salarial é um fator que pode ser crucial, motivando por três ou quatro meses. A questão é olhar para si, analisar a carreira e se questionar sobre o real sentido da motivação.

Trabalhar a autoimagem é tão importante como qualificar as habilidades técnicas neste momento?
Sim. Não há imagem certa ou errada. Claro que em um ambiente corporativo, o vestuário exige cuidado redobrado, principalmente com a postura profissional. O que difere é a leitura que o profissional deve ter da empresa onde trabalha, da cultura do local, de como os colegas se vestem, como a liderança se comporta, se posiciona no dia a dia. Além da questão presencial no trabalho, as redes sociais também exigem atenção do profissional com o conteúdo que é curtido, publicado e compartilhado nas redes sociais.

 

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