Carreira
Guia das redes sociais: 10 dicas para promover o seu negócio
Como usar a internet para manter contato com os clientes e alavancar o faturamento
Para os donos de negócios que enfrentam a crise financeira, alternativas para aumentar as vendas são sempre bem-vindas. Uma maneira de alavancar os empreendimentos pode ser conversar com os clientes por meio das redes sociais ou por aplicativos de mensagem.
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No caso do Facebook, o investimento financeiro é necessário para aumentar o alcance da página e das publicações. Seja para fazer atendimento ou enviar promoções, é um contato mais direto com quem mantém o seu comércio com as portas abertas.
Veja as 10 dicas dos especialistas Marcos Bernardo Lamb, professor da ESPM e orientador da agência júnior Code, e Mariana Klein, diretora da Petit Escola de Mídias Sociais, para melhorar o relacionamento com os seus clientes nas redes sociais e usá-las a seu favor nas vendas:
1. Questione seus clientes sobre a forma como preferem ser contatados
Seja um caderninho ou uma planilha do Excel, qualquer sistema de banco de dados é o ponto de partida para uma comunicação organizada. Registre o nome das pessoas que compram os seus serviços, a forma de contato (telefone, WhatsApp ou Facebook) que elas preferem e quais serviços costumam utilizar. Se elas entrarem em contato com você primeiro por mensagem no Facebook, por exemplo, significa que aquele canal de comunicação está aberto e que podem conversar por lá.
Nem todos têm condição de receber ligações em qualquer horário ou de acessar a internet no celular, portanto, para garantir que sua mensagem chegue, anote. É importante que, no WhatsApp, os clientes adicionem você, para que seu número não seja bloqueado no aplicativo.
2. Envie promoções certeiras
Tendo sua lista organizada de possíveis compradores, mande promoções e ofertas para quem realmente vai se interessar por elas. É o que as grandes empresas fazem. Se o seu negócio é oferecer almoço por encomenda, quando o cliente não aparecer por alguns dias, ofereça um desconto para que volte.
3. Quando quiser falar com todo mundo, use listas de transmissão
Este é o formato mais profissional que o WhatsApp oferece para se comunicar com um grande grupo de pessoas. Em cada lista, podem ser incluídos até 250 números. Para criá-la, abra a tela de conversas, vá ao menu e selecione "Nova Transmissão". Escolha os destinatários e crie. As listas aparecem como um contato novo e todos receberão a mesma mensagem. As respostas chegarão somente para quem criou o grupo.
4. Tenha apenas uma pessoa no comando das redes sociais
Isso forma um padrão nas respostas e evita que os contatos se percam ou que as respostas sejam desencontradas.
5. Responda no mesmo horário que você trabalha
Se você trabalha das 8h às 18h, evite responder às 23h. Isso faz com que o cliente pense que o negócio tem atendimento 24 horas e abre precedente para que o contato seja feito a qualquer hora.
6. Tenha um número ou página específicos para o negócio
Complemente com uma imagem do seu negócio no perfil. Não use a sua os seus contatos pessoais para este relacionamento. Lembre-se de que seu cliente não está falando com o José, mas com a loja do José.
7. Tenha respostas prontas para usar em qualquer situação
Para evitar algum mal entendido, é melhor ter uma lista de mensagens prontas para responder os clientes. Salve no seu celular ou computador e, quando precisar, basta copiar e colar. Poupa tempo, trabalho em reescrever várias vezes o mesmo texto e evita que, na pressa, alguma mensagem tenha erro de digitação.
Ao receber um elogio, um "Obrigado! Ficamos feliz que tenha gostado do serviço" é suficiente. Se reclamarem do atendimento, responda: "(nome do cliente), me desculpe, vamos verificar o que aconteceu. Podemos falar por telefone?".
8. Não se esqueça de revisar antes de enviar
Todas as mensagens devem ser escritas corretamente. Dê uma última olhada antes de mandar, leia em voz alta para ter certeza de que está tudo certo. Se alguém reclamou do serviço, não responda de cabeça quente. Espere a raiva passar e escreva com calma, independentemente de quem está com a razão.
9. Lembre-se: o que foi dito está registrado
O que foi enviado está eternizado nos meios digitais e tem chances de ser compartilhado com outros. Mesmo que seja uma conversa privada, nada impede que o cliente divida com os outros o que você escreveu.
10. Frequência de contato e bom senso
Pense no seu serviço e no quanto ele é necessário. Mandar muitas mensagens pode gerar o efeito contrário e irritar o cliente. Dificilmente, você sabe se alguém prefere receber imagens, áudios, vídeos ou mensagens de texto. Fique com as mensagens de texto, que são leves e fáceis de entender.
Produção: Camilla Pereira