Notícias



Benefício

INSS fará pente-fino em 94 mil aposentadorias por invalidez no RS

Convocações para perícias começam a ser enviadas a partir deste mês de agosto.

04/08/2017 - 14h14min

Atualizada em: 04/08/2017 - 17h03min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Está chegando a vez dos aposentados por invalidez passarem pela Operação Pente-Fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Depois dos segurados com auxílio-doença, eles serão chamados para uma perícia médica de revisão. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, essa fase deve começar entre este mês de agosto e setembro.

Leia mais
Confira se o seu nome está na lista de 9.986 gaúchos em convocação do INSS
Como se preparar para a perícia do INSS

Mas a etapa somente começa após a conclusão da revisão dos auxílios-doença, ainda em andamento. Somente no Rio Grande do Sul, 94.616 aposentados por invalidez – a maioria com mais de 60 anos e há mais de dois anos sem perícia – terão o benefício revisado.

Ainda segundo o governo, esse chamado não ocorrerá ao mesmo tempo em todos os Estados, dependendo da capacidade de atendimento e da quantidade de benefícios de cada agência do INSS. Os aposentados também serão avisados por carta, e o agendamento será pelo telefone 135. No país, serão convocadas mais de 1 milhão pessoas aposentadas por invalidez com menos de 60 anos.

Aposentadoria por idade

Em relação à aposentadoria por idade, os segurados não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir o benefício. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União no final de julho determina que haverá o reconhecimento automático do direito, a partir da verificação das informações constantes nos sistemas corporativos do INSS e nas bases de dados do governo.

Para a aposentadoria por idade, o trabalhador deve ter o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher). Para segurados especiais como agricultores familiares, pescadores artesanais e indígenas, a idade mínima é reduzida em cinco anos.

A partir de agora, o INSS então enviará comunicado aos segurados sobre a concessão do benefício. O interessado poderá fazer o pedido por meio do telefone 135. Para isso, será solicitada a confirmação dos dados pessoais. A data da ligação para a Central 135 será considerada como a data de entrada do requerimento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias