Empregos



Abono salarial

Nova fase de pagamento do PIS/Pasep 2016 será liberada nesta quinta

Confira o calendário de pagamentos

16/08/2017 - 15h41min

Atualizada em: 16/08/2017 - 22h57min


A partir desta quinta-feira (17), um novo lote do Programa de Integração Social (PIS)/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ano-base 2016 será liberado. Nesta segunda etapa, serão contemplados os trabalhadores vinculados ao PIS nascidos no mês de agosto. O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal.

Leia mais
Como negociar aumento de salário em tempos de crise
Conheça o roteiro para se dar bem nas provas de um concurso público

Já para os trabalhadores que recebem pelo Banco do Brasil, o pagamento contempla os cadastrados no Pasep com o final 1 no número de inscrição. Nascidos no mês de julho (PIS) e com a inscrição final 0 no Pasep já foram contemplados no primeiro lote e continuam tendo direito a sacar o valor. O recurso ficará disponível para saque até 29 de junho de 2018.

Podem sacar o abono salarial

Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

A quantia que cada trabalhador recebe varia de R$ 79 a R$ 937, dependendo do tempo que ele trabalhou formalmente em 2016.

Como sacar

PIS: quem tiver o Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se ir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, apresentando documento de identificação.

Pasep: os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.

Veja o calendário de pagamento do PIS:

Cronograma do Ministério do Trabalho prevê que os beneficiários poderão receber o PIS até 29 de junho de 2018

Confira o cronograma do Pasep:

Calendário de pagamentos do Pasep, definido pelo Ministério do Trabalho, leva em conta o número final da inscrição

<titulo 1="" coluna="">Abono salarial 2015

<titulo 1="" coluna="">

O trabalhador ainda pode sacar o PIS/Pasep 2015, que teve o prazo prorrogado até 28 de dezembro de 2017. Para saber se tem direito a receber do benefício, ano-base 2015, é preciso acessar o portal do abono salarial, neste link.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias