Notícias



INSS

Pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados começa nesta sexta-feira

Depósitos continuam até o dia 8 de setembro, junto com a folha de pagamentos mensal do INSS.

25/08/2017 - 07h00min

Atualizada em: 25/08/2017 - 09h46min


Aposentados e pensionistas em todo o Brasil começam a receber a antecipação da primeira parte do 13º salário a partir desta sexta-feira (dia 25). O depósito será junto com a folha de pagamento mensal do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Os depósitos seguem até o dia 8 de setembro.

Leia mais:
Bancos prometem facilitar negociação de débitos de clientes endividados
Onde buscar apoio gratuito para colocar as contas em dia

No Rio Grande do Sul, 2,4 milhões de aposentados e pensionistas receberão valores que totalizam R$ 1,6 bilhão. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.

Valor da antecipação

Na maioria dos casos, os segurados receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Aqueles que estão em auxílio-doença também recebem a parcela. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Um benefício iniciado em janeiro, por exemplo, e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses, e o segurado receberá metade deste valor.

Por lei, os segurados que recebem benefícios Assistenciais não têm direito ao 13º salário, que corresponde a cerca de 4,5 milhões de benefícios.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias