TV



Qualidade na telinha

Sinal da TV analógica começa a ser desligado em 180 dias

Fique atento ao prazo para não correr o risco de ficar sem o sinal da RBS TV: faltam 180 dias para o início do desligamento do sinal analógico no RS.

04/08/2017 - 07h03min

Atualizada em: 04/08/2017 - 07h04min


"Azinho" no canto superior direito da tela indica que a TV é analógica

Se você ainda não tem o sinal digital em sua TV, já deve ter percebido um símbolo diferente no canto superior direito de sua tela – uma letra A preta dentro de um quadrado branco. Esse "azinho" é um sinal de que você ainda recebe sinal analógico na sua casa, e serve para avisar que será desligado em breve: no dia 31 de janeiro de 2018 – esta sexta-feira marca o início dos últimos 180 dias para o desligamento do sinal analógico em algumas regiões do Estado.

É bom se antecipar à transição, para não correr o risco de ficar sem o sinal da RBS TV na sua televisão. A boa notícia é que o processo é muito simples: se o seu aparelho de TV é daqueles antigos, analógicos, comprados antes de 2012, basta comprar o conversor digital e uma antena UHF externa. Com os dois instalados, é só usar o controle do conversor digital para fazer a busca por canais – assim que essa busca acabar, você já está com o sinal digital em sua televisão.

Se o seu aparelho é mais moderno, digital, comprado a partir de 2012, fica ainda mais fácil: como o produto já conta com um conversor digital integrado, basta instalar a antena UHF externa e buscar pelos canais.

– O processo é simples, mas precisa atenção. A transição requer instalação de uma antena UHF. Normalmente, esse serviço é feito por pessoas especializadas. O mais recomendado é a instalação de uma antena externa. As internas nem sempre são estáveis e muitas vezes sujeitas a problemas de recepção com movimentação de pessoas, paredes e chuva – diz o diretor de tecnologia da RBS TV Carlos Fini, que completa:

– A mudança é radical. O ganho de qualidade de imagem e som é muito significativo, é possível ver muito mais detalhes, não há problema com interrupção de sinal e o chamado "fantasma".

Padrão nacional

Toda a transição acontece porque o Brasil está passando pelo processo de acabar com o sinal analógico de TV e transformar o sinal digital em padrão nacional – algumas regiões do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, começaram antes a transição, que deve atingir suas últimas etapas até o final de 2018. No Rio Grande do Sul, o desligamento do sinal começa em 31 de janeiro de 2018, com 89 municípios, incluindo Porto Alegre. Há ainda duas etapas em 2018, em 28 de novembro para as regiões de Pelotas e Rio Grande e 5 de dezembro para a região de Santa Maria. Para as demais localidades, o prazo se estende até 2023.

Previsto desde 2006, o desligamento dos sinais analógicos marca a transição do Brasil para o sinal digital de TV. Além de promover maior qualidade de imagem, a mudança também se dá porque a faixa de canais usada atualmente para a televisão passará a ser usada pelas operadoras de telecomunicação para a expansão do sinal 4G. O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Confira as datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:
- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital e Região Metropolitana), RBS TV Santa Cruz, RBS TV Caxias do Sul
- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande
- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria
- Até 31/12/2023: demais regiões

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelos seguintes canais:
- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana
- 0800-051-6336 para demais localidades
- Mais informações neste site da RBS TV.

Recado na telinha
- Entre 20h e 20h30min desta sexta-feira (4), quem tem TV analógica verá, na tela do televisor, durante o intervalo da programação, uma imagem informando que faltam 180 dias para o início do desligamento do sinal analógico. A frequência do aparecimento desta mensagem deverá aumentar conforme o prazo final se aproximar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias