Notícias



Mercado de trabalho

Como deixar o seu currículo mais atraente para os recrutadores

Coordenadora de RH ensina como deixar o seu currículo mais objetivo

26/09/2017 - 15h56min

Atualizada em: 26/09/2017 - 15h57min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Quem está de olho numa vaga de trabalho, precisa saber como elaborar um currículo e e se comportar numa entrevista de emprego. Pra ajudar quem se encontra nesta situação, o Centro Universitário Municipal de São José (USJ) vai promover dois cursos gratuitos para toda a comunidade. Os interessados em participar devem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 12, no site do USJ - www.usj.edu.br.  No dia 17 de junho, das 9h às 12h, no auditório do USJ, os participantes vão aprender técnicas para elaboração de currículos e o que não pode faltar no documento para conseguir uma colocação do mercado de trabalho. As técnicas para entrevista de emprego serão ministradas no dia 24 de junho, das 9h às 12h, também no auditório do USJ. O curso abordará o comportamento, a postura e a atitude do candidato na hora de ser entrevistado para concorrer a um emprego. Em tempo: o projeto conta com a parceria de uma empresa de consultoria e gestão empresarial, que encaminha as pessoas, após os cursos, para o mercado de trabalho

Diariamente, os profissionais de Recursos Humanos das grandes empresas recebem pilhas de currículos. Escolher entre os melhores depende também de como o candidato se apresenta para a vaga. Carolina Silva, coordenadora de RH da Luandre, consultoria de Recrutamento e Seleção, dá dicas para deixar o currículo mais atraente e objetivo aos recrutadores.

Como tornar o currículo mais atraente em um processo de seleção?
A dica é começar pelo objetivo. Qual é sua área de interesse e expertise? Deixe isso claro para empregadores e recrutadores e não tenha medo de colocar a pretensão salarial _ nenhuma empresa vai baixar o salário oferecido, caso você tenha pedido menos. Na realidade, especificar quanto se quer ganhar serve para antecipar uma situação, caso a vaga ofereça muito menos do que o candidato pretende receber.

É melhor detalhar todos os cursos e qualificações ou colocar apenas o principal?
Não adianta falar sobre cursos livres que não tenham a ver com o cargo que se está pleiteando. Muito menos citar experiências de início de carreira, que acrescentam como bagagem de vida, mas não demonstram o quanto a pessoa conhece da profissão. Viagens e cursos aleatórios podem ser citados, mas no final do currículo. É melhor especificar a formação e a experiência. É preciso ser objetivo. 

Se alguém achar que o seu currículo precisa de um reforço, quais tipos de cursos buscar?
Cursos de mestrado, pós-graduação e extensão costumam ser caros e são uma impossibilidade para quem está desempregado. Mas não se pode deixar buscar atualização. Minha dica é: leia, faça seu networking e busque cursos onlines e presenciais gratuitos. Eles existem aos montes. E um alerta importante: não minta sobre experiência com línguas. Se uma vaga pede inglês fluente é porque o profissional vai de fato precisar se comunicar no idioma. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias