Notícias



Peso no bolso

Conta de luz de outubro com cobrança extra da maior bandeira tarifária

Será a primeira vez que o segundo nível da bandeira vermelha — o que tem a cobrança mais alta — será acionado desde que a bandeira vermelha passou a contar com os dois patamares, em janeiro de 2016

29/09/2017 - 14h53min

Atualizada em: 02/10/2017 - 10h06min


Marcello Casal Jr.,ABR / Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou na tarde desta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, a mais alta, com custo de R$ 3,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

Será a primeira vez que o patamar 2 da bandeira vermelha será acionado, desde que a bandeira vermelha passou a contar com os dois patamares, em janeiro de 2016. 

Entre os motivos da cobrança extra na conta de luz, a Aneel destaca em nota que a situação dos reservatórios das usinas elétricas "alcançou níveis preocupantes e que é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício".

O patamar 2 da bandeira vermelha indica a necessidade de operar usinas térmicas mais caras para compensar a geração hidráulica inibida pela falta de chuvas.

Neste mês de setembro, vigorou a bandeira amarela, com uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias