Porto Alegre



Violência à espreita

Escola municipal Vila Monte Cristo faz "abraço" pedindo segurança

Assalto a professora no portão da escola motivou manifestação na manhã desta quarta-feira

06/09/2017 - 12h08min

Atualizada em: 06/09/2017 - 14h46min


Bruna Porciúncula
Bruna Porciúncula
Alunos e professores foram para a frente do prédio, pedir apoio da comunidade e atenção dos governantes

– Eu queria que as pessoas entendessem que isso não é discurso, sabe? É a nossa realidade – lamentava, em tom de súplica, a professora Janete Machado em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, no bairro Vila Nova.

Na manhã desta quarta-feira, pais, alunos e professores se organizaram para um abraço simbólico ao prédio da instituição, na zona sul de Porto Alegre, pedindo mais segurança.

Leia também:
Cidade Baixa: moradores criam movimento contra restrições a bares
Prefeitura recorre à Justiça para retomar cobrança da segunda passagem

Há cerca de um ano, a comunidade escolar não conta com um guarda e, há poucos dias, uma professora foi assaltada no portão da escola por bandidos armados. O crime ocorreu pela manhã, quando a docente chegava para uma atividade de formação. Ela precisou entrar em licença para se recuperar do trauma. Foi o estopim de uma situação que vem se agravando.

– Será que estão esperando que algo grave ocorra dentro da escola para fazerem alguma coisa? Estão esperando invadir a escola para resolver a situação? – questiona a presidente do conselho escolar e mãe de alunos, Silvana Rodrigues.

A Vila Monte Cristo tem em torno de 1,3 mil alunos, distribuídos nos três turnos. O acesso fica permanentemente aberto porque as professoras não conseguem se dividir entre as aulas e o monitoramento. Por conta disso, não são raras a entrada de estranhos no pátio durante o recreio e a saída de estudantes sem autorização dos professores.

– Estamos mesmo de mãos amarradas – resume a orientadora educacional, Cínthia Bordini.

Internamente, a direção tenta como pode conter a violência. A instituição integra o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar, em que são repassadas a professores e alunos informações e orientações para reduzir agressões no âmbito escolar. No entanto, a violência no entorno e outras dificuldades, como a falta de pessoal e até de material didático, têm ganhado território dia a dia. Sem recursos humanos suficientes, a Monte Cristo não dá conta de cuidar das turmas, o que reserva aos professores um xeque-mate todos os dias.

– Mesmo que a gente esteja numa região de vulnerabilidade, nossa escola sempre foi muito boa. Agora, a gente vive um caos – diz Janete.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) para saber das providências quanto à reposição do guarda na escola e quanto à falta de professores. Na tarde desta quarta-feira, a assessoria de imprensa do órgão municipal informou que pediu reforço no policiamento para a Secretaria Municipal de Segurança, mas não deu detalhes sobre como isso será feito na Monte Cristo. Quanto a destinar mais professores para escola, ressaltou que não há previsão para que isso aconteça.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias