TV



Faça sua inscrição

TV Digital: veja quem tem direito e como pedir o kit gratuito com antena e conversor

Beneficiários de programas sociais já podem encaminhar o recebimento grátis de conversor e antena UHF. Calendário de entrega ainda não está definido no Estado

04/09/2017 - 06h00min

Atualizada em: 04/09/2017 - 06h00min


A partir desta segunda-feira (4), faltam 150 dias para o início do desligamento do sinal analógico no Estado. Quem não estiver adaptado até lá, 31 de janeiro de 2018, vai ficar sem TV aberta por antena. E se adaptar passa pela aquisição de conversor digital (para televisores antigos, analógicos, comprados antes de 2012 e as TVs de tubo) e de uma antena UHF (para todos os aparelhos).

A boa notícia é que beneficiários de programas sociais do governo federal não precisarão comprar esses equipamentos. Os kits serão distribuídos pela iniciativa Seja Digital (instituição responsável por gerir a migração para o sinal digital), mas ainda não há data para chegar ao Rio Grande do Sul. Isso não deve impedir que interessados já comecem a encaminhar a retirada dos equipamentos.

Leia mais
TV digital: saiba para onde apontar sua antena para ver a RBS TV
Como funciona a distribuição do sinal digital em prédios
Qualificação para trabalhadores aprenderem a instalar as novas antenas UHF
O que significa o "A" na sua tela

Pelo portal Seja Digital ou pelo telefone 147, é possível fornecer dados de contato para receber em primeira mão a informação sobre a abertura do agendamento.

– A necessidade do kit não é só para os beneficiários de programas do governo, é importante lembrar isso. Não é uma opção, é uma determinação do governo federal e, em 31 de janeiro, é o fim da transmissão analógica para Porto Alegre e Região Metropolitana, parte do Litoral Norte, Serra e Vale do Taquari. Quem não se adaptar vai ficar sem o sinal de todas as emissoras abertas – avisa o gerente de projetos regulatórios da RBS TV, Emerson Costa.

Importância de chamar um antenista

É sempre importante verificar a instalação desses equipamentos com um profissional antenista, que é a pessoa capacitada a fazer esse processo com melhor qualidade. A instalação do conversor é basicamente como a de um aparelho de DVD. Após isso, é preciso ligar o conversor e fazer a busca automática de canais.

Leia as notícias sobre TV Digital

O desligamento do sinal analógico integra a implantação do sistema de TV Digital no Brasil. Outro motivo foi a negociação do governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país. O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Programa de distribuição de kits
- O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal.
- O kit é composto de um conversor e uma antena UHF.
- É preciso estar cadastrado em um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação – auxílios a beneficiários da reforma agrária.

Agendamento e entrega

Portal do Seja Digital

- Ainda não há data definida para o início das entregas dos kits no Rio Grande do Sul.
- O certo é que só poderá retirar quem fizer antes o agendamento. Não vai receber quem for direto a um posto de entrega.
- Acesse o portal Seja Digital ou ligue para o telefone 147 (ligação gratuita).
- Informe seu NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Como o agendamento ainda não está liberado para esta região, preencha o formulário com dados de contato para que possa receber em primeira mão a informação sobre a abertura do agendamento.
- A Seja Digital promete enviar cartas a todos os beneficiários informando quando o agendamento já puder ser feito.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelos seguintes canais:
- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana
- 0800-051-6336 para demais localidades
- Mais informações neste site da RBS TV

Confira as datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:
- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)
- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande
- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria
- Até 31/12/2023: demais regiões


MAIS SOBRE

Últimas Notícias