Notícias



Seu problema é nosso

UBS reduz número de fichas de atendimento, em Esteio

Os usuários da UBS Parque Claret foram surpreendidos pela redução no números de fichas para atendimento com clínico-geral

19/09/2017 - 09h29min

Atualizada em: 19/09/2017 - 09h29min


Moradores precisam aguardar na fila por horas, muitos ficam no chão

Chegar de madrugada na unidade de saúde para conseguir uma ficha de atendimento somente pela manhã é a realidade dos moradores de Esteio que buscam auxílio no UBS Parque Claret. A aposentada Eliana Lopes, 57 anos, procura ajuda no local, responsável pelo atendimento de 11 mil pessoas, segundo a prefeitura de Esteio, para conseguir receitas médicas para seus pais, idosos. O pai tem 85 anos, e a mãe, 80 anos. 

Leia mais
Conheça leitores que tiveram sonhos realizados com a ajuda do DG
Depois de dois meses, moradora de Viamão consegue fazer cirurgia
Entulhos bloqueiam entrada de residência, em Santa Maria

Na segunda-feira, dia 11, Eliana chegou ao local às 6h30min. A decepção de filha surgiu quando percebeu que, mesmo indo cedo ao posto, não conseguiria as fichas para os pais. Diz que somente 90 fichas foram entregues, devido a uma redução do número de clínicos gerais. Ela afirma que, há dois meses, eram distribuídas 146 fichas. 

Eliana e outras 30 pessoas ficaram sem atendimento e precisaram aguardar por mais uma semana, já que a distribuição de fichas é feita conforme a especialidade médica, sendo na segunda-feira a área de clínico-geral. 

Alternativa 

Ontem, Eliana foi de novo ao local, mais cedo. A aposentada chegou ao posto às 5h30min e conseguiu a ficha 48. De acordo com ela, a primeira pessoa chegou ao local às 3h. Eliana conta que conversou com as pessoas que estavam à sua frente e, mesmo com medo de assaltos devido ao horário, elas se sujeitam à situação, pois não há alternativa. 

— É uma falta de consideração — reclama. 

 Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso   

Além disso, o local de espera do UBS Parque Claret é desconfortável. Há apenas três bancos, fazendo com que os usuários da unidade fiquem aguardando de pé ou tragam cadeiras de casa. Nos dias de chuva, o problema se agrava, pois não há proteção para evitar que os pacientes se molhem. 

— A gente fica em pé, na chuva, aguardando por horas — conta Eliana. 

Prefeitura alega "redução temporária" 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Esteio, a redução de fichas na UBS Parque Claret não é permanente. A atual redução aconteceu pelo afastamento de uma médica, que está em licença- prêmio. 

Porém, ontem, dois novos médicos já iniciaram suas atividades na unidade, segundo o órgão, e isso permite a ampliação no número de atendimentos ainda nesta semana. A previsão é que mais um médico comece a atender no local na próxima semana, segundo adiantou a pasta municipal. 

O Secretário municipal de saúde, Gerson Cutruneo, afirma que atualmente a unidade conta com cinco clínicos- gerais, que trabalham 52 horas por semana, quatro médicos pediatras, de 20 horas semanais, e três médicos ginecologistas, de 40 horas semanais. 

A SMS ressaltou que, por semana, são oferecidas em média 150 fichas de atendimento, entre agendados e de urgência clínica, mas que este número aumenta com a chegada dos novos profissionais. 

*Produção: Eduarda Endler

 Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias