Notícias



Seu problema é nosso

Bebê que perdeu a mãe e precisa de leite em pó mobiliza corrente de solidariedade

Depois de ser publicada no DG, a reportagem sobre Nicolly, que perdeu a mãe dois dias depois de nascer, mobilizou centenas de doações

27/10/2017 - 09h55min

Atualizada em: 27/10/2017 - 09h56min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agência RBS
A avó Ireni, com Nicolly no colo, e o pai, Samuel, com o filho mais velho, Lucas, receberam centenas de doações

As duas peças da casa onde o auxiliar de serviços gerais Samuel Machado Vilas Nova, 26 anos, vive na Vila São Pedro, no Bairro Partenon, em Porto Alegre, estão quase pequenas para a quantidade de doações que ele recebeu nos últimos quatro dias. 

Leia mais
Após reportagem do DG, prefeitura inicia manutenção em estradas da Zona Sul
Moradores estão sem água há cinco dias em bairro de Porto Alegre
Bebê perdeu a mãe no parto e precisa de doações de leite em Porto Alegre

O mutirão de solidariedade surgiu após a publicação de reportagem da seção Seu Problema é Nosso, na segunda-feira passada. A matéria contou a história da filha caçula de Samuel, Nicolly da Silva Machado. 

O bebê perdeu a mãe, a auxiliar de serviços gerais desempregada Cristiane da Silva Palhano, 21 anos, com apenas dois dias de vida e, sem o leite materno, precisava do leite em pó Nan para ser alimentada. Desde que a história foi publicada, no jornal impresso e no site do DG, o telefone do pai não parou mais. Somente ontem, ele recebeu 400 mensagens por WhatsApp. No Facebook do DG, a publicação teve quase 3 mil compartilhamentos

Para dar conta, tem ficado acordado até de madrugada, respondendo todas as pessoas interessadas em ajudar: 

— Recebi mensagens e ajuda de gente de São Paulo, Bahia, Florianópolis e até da Alemanha. Nem acreditei. Pessoas de fora e de Porto Alegre ajudam com tudo que conseguem. 

Félix Zucco / Agência RBS
Mais de cem latas de leite em pó foram doadas, sem contar as fraldas e roupinhas

"Não fazia ideia" 

Nicolly já ganhou mais de cem latas de 400g e 800g gramas de leite Nan. A quantidade de fraldas descartáveis, Samuel sequer consegue contabilizar. Os pacotes estão acomodados sobre os dois roupeiros — um deles, aliás, completamente cheio de roupinhas que a menina também recebeu. 

— Não fazia ideia de que receberia tanta coisa, achei que ganharia algumas latinhas. Meus colegas de trabalho me ajudaram, toda hora o telefone toca, gente querendo vir aqui conhecer ela, trazer alguma ajuda — emociona-se Samuel. 

"Ainda existem muitas pessoas boas" 

Samuel conta que Cristiane teve uma gravidez tranquila. Deu à luz Nicolly no dia 11, no Hospital Fêmina. Ela amamentou a menina uma única vez e, dois dias depois, após uma grave hemorragia no útero e três paradas cardíacas, acabou falecendo. Além de Nicolly, a mãe deixa Lucas Rafael, quatro anos. 

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!   

— Depois do menino, nosso sonho era ter a menina. Ela estava realizada — lembra o auxiliar de serviços gerais.

Ontem, Samuel obteve a confirmação da licença-paternidade. Até fevereiro, poderá ficar em casa, cuidando do bebê. Ao olhar para tudo o que já recebeu, nem acredita que conseguiu tanto em tão pouco tempo: 

— Depois de tudo isso, dá para acreditar que ainda existem muitas pessoas boas no mundo. Minha filha, que é tão pequena, conseguiu mobilizar tanta gente! 

Félix Zucco / Agência RBS
Nicolly mama, aos cuidados da avó Ireni, do mano Lucas e do pai, Samuel

Samuel recebe um salário mínimo (R$ 937) por mês e conta apenas com a ajuda da mãe de Cristiane, Ireni Terezinha Silva Santos, 63 anos. A avó passa o dia em função da neta: 

— Queria que a minha filha estivesse aqui, junto com a gente. Mas toda essa ajuda acaba consolando — diz a avó. 

Saiba como ajudar

— Quem quiser ajudar Nicolly e sua família pode entrar em contato com Samuel pelo telefone (51) 98169- 9917. 

 Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias