Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes escreve sobre a barba de lenhador

09/10/2017 - 10h00min

Atualizada em: 09/10/2017 - 10h00min


Miguel Neves / Divulgação

Quando essa moda vai acabar, hein? Você sabe que barba é essa. Talvez não esteja ligando o nome à pessoa. Aliás, esse é o problema da barba de lenhador: os homens ficam todos com a mesma cara espichada. A famosa barba de lenhador é o sumiço do queixo e das bochechas. É o fim do maxilar quadrado. É uma boca cercada de pelos compridos por todos os lados. É a impossibilidade de ver covinhas ao sorrir. É o pescoço escondido. É a cervical sobrecarregada. 

Essa barba foi inspirada nos lenhadores. Peraí. Não é um lenhador que pega no pesado, todo suado e sujo de lascas de madeira da árvore que acabou de cortar. Ele só existe no imaginário dos modernos e descolados. Faz pose com sua camisa xadrez e o machado limpinho. Mas voltando à barba de lenhador. Ela não tem limites. Depois que começa a crescer, vira moita. Cancelem a sopa. Reforcem os guardanapos à mesa. Tesoura ali não entra. Com sorte, o machado abre uma clareira até o sinal de nascença que sumiu de vista.

Leia outras colunas da Maga

Limite aceitável

Nunca te pedi nada. Tira esse matagal da cara, vai. Também não precisa ficar com o rosto lisinho de bebê. Já que estamos falando de moda, então, que volte a barba de dois dias, sabe aquela? Vou refrescar a tua memória. A barba de dois dias é inspirada no desleixo masculino. Uma aparência de quem não liga pra aparência. A barba ralinha, charmosa, temporária. Esses dois dias são um limite aceitável, um balizador. Depende da velocidade do crescimento, mas o recado é claro: nem tão pouco, nem tanto assim.

Ainda não se convenceu? Tenho um argumento derradeiro. Essa moda da barba de lenhador é como as ombreiras enormes dos anos 80! Você vai se envergonhar depois. Na época, quem usava achava lindo. Hoje, são fotos que ninguém quer ver. As ombreiras tentaram voltar, a moda é cíclica. A barba de lenhador também pode. Mas primeiro ela precisa sumir. Evaporar. Se fosse legal mesmo, o George Clooney usaria. Tô certa, gurias? 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias