O que avaliar ao decidir mudar de carreira - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Teu Bolso18/10/2017 | 14h27Atualizada em 18/10/2017 | 14h27

O que avaliar ao decidir mudar de carreira

Especialista no assunto dá dicas para você tomar esta decisão com sabedoria

O que avaliar ao decidir mudar de carreira Nereu de Almeida/Agencia RBS
Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS

Mudar de carreira se tornou uma aspiração – ou um desejo, em alguns casos – de muita gente que já está no mercado de trabalho. É comum ver alguém saindo de um emprego que não desperte muito entusiasmo para abrir uma pequena franquia ou até voltar a estudar para seguir um novo rumo. 

Leia mais
Como evitar os erros mais comuns no preenchimento do currículo 
De empacotador a gerente, mas de olho no cargo de diretor
Carreira: saiba mais sobre o curso de Pedagogia

Veja abaixo as dicas de Alexsando Nascimento, administrador de empresas e criador do portal Carreiras em Alta, para ajudar a escolher os novos rumos da sua trajetória profissional.

Como decidir qual nova carreira seguir quando se está convencido a mudar?

A sugestão é refletir com muita calma sobre o que realmente te dá paixão profissional, aquilo que você se pega mesmo sem perceber pensando, sendo curioso, querendo aprender e fazer mais, agregar valor. Também exercite imaginar se daqui um tempo você se vê atuando com esta "paixão", pois independentemente de qual for, a dedicação sempre terá de ser muito grande. 

Também é preciso avaliar o aspecto financeiro, correto?

Sem dúvidas. É necessário que sua paixão gere valor ao mercado e seja reconhecida por isto. Simplificando, estamos falando em viabilidade econômica. A paixão tem apelo econômico? Se sim, está de acordo com sua expectativa de ganhos? Sem esta avaliação, as chances da mudança de carreira não darem certo são maiores e até o risco de retorno à "carreira insatisfatória" e frustração também são grandes.

E qual o primeiro passo para começar esta mudança na prática?

Você terá de avaliar quanto conhece desta nova carreira ou posição. De quais conhecimentos e informações precisa para iniciar nesta posição? Há necessidade de alguma formação (como certificados ou diplomas, por exemplo)? Possui contato com alguém que já atua em um setor que inspire você, para explicar como funciona? É fundamental fazer um plano e coletar informações antes de iniciar.

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros