Notícias



Teu Bolso

O que avaliar ao decidir mudar de carreira

Especialista no assunto dá dicas para você tomar esta decisão com sabedoria

18/10/2017 - 14h27min

Atualizada em: 18/10/2017 - 14h27min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Nereu de Almeida / Agencia RBS

Mudar de carreira se tornou uma aspiração – ou um desejo, em alguns casos – de muita gente que já está no mercado de trabalho. É comum ver alguém saindo de um emprego que não desperte muito entusiasmo para abrir uma pequena franquia ou até voltar a estudar para seguir um novo rumo. 

Veja abaixo as dicas de Alexsando Nascimento, administrador de empresas e criador do portal Carreiras em Alta, para ajudar a escolher os novos rumos da sua trajetória profissional.

Como decidir qual nova carreira seguir quando se está convencido a mudar?

A sugestão é refletir com muita calma sobre o que realmente te dá paixão profissional, aquilo que você se pega mesmo sem perceber pensando, sendo curioso, querendo aprender e fazer mais, agregar valor. Também exercite imaginar se daqui um tempo você se vê atuando com esta "paixão", pois independentemente de qual for, a dedicação sempre terá de ser muito grande. 

Também é preciso avaliar o aspecto financeiro, correto?

Sem dúvidas. É necessário que sua paixão gere valor ao mercado e seja reconhecida por isto. Simplificando, estamos falando em viabilidade econômica. A paixão tem apelo econômico? Se sim, está de acordo com sua expectativa de ganhos? Sem esta avaliação, as chances da mudança de carreira não darem certo são maiores e até o risco de retorno à "carreira insatisfatória" e frustração também são grandes.

E qual o primeiro passo para começar esta mudança na prática?

Você terá de avaliar quanto conhece desta nova carreira ou posição. De quais conhecimentos e informações precisa para iniciar nesta posição? Há necessidade de alguma formação (como certificados ou diplomas, por exemplo)? Possui contato com alguém que já atua em um setor que inspire você, para explicar como funciona? É fundamental fazer um plano e coletar informações antes de iniciar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias