Promessa de 14º salário pela Caixa é tentativa de golpe - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Notícia Falsa na Rede09/10/2017 | 17h34Atualizada em 09/10/2017 | 17h34

Promessa de 14º salário pela Caixa é tentativa de golpe

Ao clicar em ícone, usuário é encaminhado para uma página que pede que compartilhe o link com dez amigos 

Promessa de 14º salário pela Caixa é tentativa de golpe Arte/ZH
Foto: Arte / ZH

Uma mensagem que tem sido repassada pelo WhatsApp anuncia que a Caixa Federal irá liberar um 14º salário, no valor de R$ 937, para trabalhadores nascidos entre janeiro e junho que tenham trabalhado com carteira assinada entre 2014 e 2015. 

Após preencher alguns dados, o usuário precisa se cadastrar em serviços de SMS pago ou é levado a fazer o download de aplicativos falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Leia mais
Prefeitura de Santiago emite alerta após notícia falsa sobre concurso
Defesa Civil de SC alerta para notícia falsa que circula nas redes sociais sobre barragem de Angelina

Ao clicar para fazer a consulta, os usuários precisam responder três perguntas: "Você já possui o cartão cidadão?", "Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?" e "Atualmente está registrado?”. O que menos interessa ao golpista são as respostas: o usuário será encaminhado, de qualquer maneira, para uma nova página, que pede que compartilhe o link com dez amigos via WhatsApp para poder consultar a lista.  Desta forma, o golpe afeta um maior número de vítimas. Então, para evitar danos, apague a mensagem ao recebê-la.

A Caixa confirma que a mensagem é tentativa de golpe e que disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone. 

A empresa informa ainda que, ao receber uma mensagem em relação a benefícios ou planos econômicos por mensagem no celular, é preciso se certificar antes na sua agência e não efetuar nenhum tipo de depósito bancário. Em casos de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, tais como SAC/Ouvidoria, telefone 0800-726-0101 ou em qualquer uma de suas agências.

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros