Veja como solicitar a revisão de um benefício junto ao INSS - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Seu direito26/10/2017 | 11h50Atualizada em 26/10/2017 | 11h50

Veja como solicitar a revisão de um benefício junto ao INSS

Podem ser objeto de revisão o valor mensal do benefício, os vínculos empregatícios para aposentadoria, entre outros benefícios

Veja como solicitar a revisão de um benefício junto ao INSS Diego Redel/Agencia RBS
Foto: Diego Redel / Agencia RBS

Quem acha que foi prejudicado na hora de pedir um benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode solicitar uma revisão junto ao órgão. Podem ser objeto desse pedido, por exemplo, o valor mensal do benefício que foi requisitado, os vínculos empregatícios considerados para uma aposentadoria, entre outros. Conforme o INSS, é possível pedir a revisão até 10 anos a contar do prazo do início do recebimento do benefício. 

É preciso agendar o atendimento pela internet, neste link, ou pelo telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h). Depois disso, é necessário comparecer à agência do INSS indicada na data e hora agendados. Caso não possa comparecer pessoalmente, o beneficiário tem a opção de nomear um procurador para fazer o requerimento. O próprio INSS oferece um modelo de procuração para esses casos.

Leia mais
INSS: saiba como acertar contribuições em atraso
Saiba até quanto deve ser a sua remuneração para ter direito ao salário família
Justiça suspende ações que pedem adicional de 25% na aposentadoria pelo INSS

Para apresentar um pedido de revisão, é necessário que tenha havido uma decisão do INSS em um processo administrativo, seja de benefício ou outros assuntos relacionados. 

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências, o INSS orienta o trabalhador a levar um documento de identificação com foto e o número do CPF, além de outros documentos que queira juntar para justificar as alegações.

Após análise, o INSS comunicará o resultado ao interessado e abrirá prazo de recurso caso o segurado discorde. 

essado e abrirá prazo de recurso caso o segurado discorde. 

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros