Como aproveitar o Feirão Limpa Nome da Serasa - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Acerte as dívidas06/11/2017 | 16h18Atualizada em 06/11/2017 | 16h18

Como aproveitar o Feirão Limpa Nome da Serasa

Consumidores poderão negociar dívidas atrasadas com empresas de diversos segmentos pela internet. Credores participantes prometem condições especiais

Como aproveitar o Feirão Limpa Nome da Serasa iStock,Getty Images/Divulgação
Foto: iStock,Getty Images / Divulgação

Até 30 de novembro, consumidores com dívidas atrasadas terão a oportunidade de renegociar suas pendências sem sair de casa, usando o computador, o tablet ou o smartphone. É a nova edição do Feirão Limpa Nome da Serasa, que reúne grandes, médias e pequenas empresas de diversos segmentos. O evento permite a renegociação pela internet diretamente com esses credores de forma gratuita. 

Participam da renegociação bancos e financeiras, operadoras de cartões de crédito, empresas de telefonia, lojas e recuperadoras de crédito, entre outras. Todas prometem oportunidades diferenciadas, com prazos de pagamentos especiais ou descontos para a quitação das contas em atraso.

Leia mais
Confira os cuidados que você precisa ter ao pegar dinheiro emprestado
Sul tem menor percentual de consumidores com alto risco de inadimplência no Brasil
Pesquisa: maioria dos trabalhadores usou dinheiro do FGTS para pagar dívidas

– Este ano, decidimos realizar o feirão 100% online para ampliar a oportunidade e ajudar o maior número de consumidores em todo o Brasil. Estamos na época de recebimento do 13º salário. E, para quem tem esse recurso, é recomendável que priorize o pagamento da dívida – diz diretor de estratégia e gestão Serasa, Raphael Salmi.

Para participar, os consumidores devem acessar o site do Feirão, onde encontrarão todas empresas parceiras e o canal para iniciar a negociação. De acordo com a Serasa, o site é desenvolvido em ambiente que garante a proteção aos dados do consumidor. Isso quer dizer que, para quem não tiver internet em casa, é possível usar qualquer computador, celular ou tablet. Na última edição do Feirão Limpa Nome da Serasa, 320 mil consumidores conseguiram negociar suas dívidas.

Preparação para sair do buraco 

Para aproveitar o evento, o consumidor precisa se preparar. Caso contrário, o que parece ser uma saída do buraco pode ser o caminho para afundar mais. Colocar na ponta do lápis todas as dívidas que se tem e eliminar despesas supérfluas ou desnecessárias são alguns passos importantes antes da negociação.

– Esses passos são extremamente necessários, pois só se deve buscar a renegociação de dívidas quando se tiver condições de pagar, ou seja, após conhecer as finanças e planejar. Um passo precipitado pode até piorar a situação – alerta o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

6 passos antes de começar a negociação

1. Coloque na ponta do lápis todas as suas dívidas.
2. Destaque as de produtos e serviços essenciais (como energia elétrica, água e moradia) e as de maior incidência de juros (cheque especial e cartão de crédito). Esses pagamentos devem ser prioridade.
3. Faça um diagnóstico financeiro, ou seja, saiba exatamente quais são seus ganhos e gastos mensais.
4. Com os números em mãos, elimine despesas supérfluas ou desnecessárias. Avalie isso em família.
5. Acesse o Feirão Limpa Nome apenas quando souber o quanto terá disponível mensalmente para pagar uma dívida.
6. Se tiver reservas financeiras para quitar as dívidas, negocie para obter bons descontos. Se não conseguir, poupe mensalmente e junte  rendas extras (como o 13º salário). Planeje voltar a negociar em um futuro próximo.

Fonte: Reinaldo Domingos, doutor em Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)

Passo a passo para aproveitar o Feirão Limpa Nome

– Acesse o portal do Feirão Limpa Nome. Caso seja a primeira vez, será preciso realizar cadastro com o número de CPF, nome da mãe, e-mail, telefone e criar uma senha de acesso. O site está disponível 24 horas.

– Após o acesso ao site, o internauta será direcionado para a página onde estão listadas as dívidas que constam na base de dados da Serasa e que podem ser negociadas com as empresas participantes. 

– O consumidor inadimplente deve verificar se a empresa para a qual está devendo participa do programa.

– Na página, serão apresentados os canais de atendimento oferecidos por cada credor. É por eles que ocorrerá a negociação (telefone, e-mail ou chat).

– As empresas participantes prometem vantagens exclusivas porque têm à disposição ferramentas da Serasa que permitem analisar a situação de cada consumidor individualmente.

– Em alguns casos, há ofertas pré-estabelecidas ou até mesmo a possibilidade de simular, escolher a melhor condição de pagamento e gerar o boleto online.

Fonte: Serasa Experian

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros