Notícias



Primeiro domingo de prova

Enem ta aí: as dicas mais importantes de última hora

Além da redação, neste domingo serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e sua Tecnologia e Ciências Humanas e suas Tecnologias

04/11/2017 - 07h00min

Atualizada em: 04/11/2017 - 07h00min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Ester, Giovana e Lucas farão a prova neste domingo

Chegou a hora de encarar o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Rio Grande do Sul, 294.591 participantes farão o teste. Neste domingo, junto com a redação, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e sua Tecnologia e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração é de cinco horas e meia. No dia 12, serão aplicadas as provas de Ciência da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No segundo dia de aplicação a duração é de quatro horas e meia. 

Para as últimas horas que antecedem o primeiro domingo de provas, o Diário Gaúcho reuniu professores, psicólogo e veteranos no exame para dar dicas de como enfrentar bem o teste.  

As vozes da experiência

Com uma maratona como esta pela frente, fica difícil mesmo conter a ansiedade. O Diário Gaúcho convidou dois veteranos no Enem para dar conselhos a uma iniciante na prova. Os três são alunos do Pré-Vestibular Resgate Popular e farão a primeira prova neste domingo.

Lucas Kowaleski, 19 anos, fará o Enem pela terceira vez. Já passou em Engenharia Mecânica, mas decidiu mudar de curso e, agora, quer tentar uma vaga em Psicologia. A experiência em edições anteriores, segundo ele, o ajuda a entender alguns macetes da prova e a ter mais confiança. Ester Moura, 31 anos, fará o exame pela segunda vez e também quer tentar Psicologia. Ela garante que chegará mais tranquila à prova do que na primeira, mas, mesmo assim, teme pelas questões de exatas, que serão aplicadas no próximo domingo, dia 12.

Tranquilidade é tudo o que caloura no teste, Giovana Mainá, 17 anos, precisa para estrear no Enem.

– Estou nervosa, ansiosa e preocupada, justamente por não saber o que me espera. Vou ter que tentar lidar com isso – admite a jovem.

A redação ainda é o que mais preocupa a adolescente que quer tentar uma vaga em Medicina:  

– Fico pensando em como vou começar, o que escrever. A gente fica um pouco atordoado com tanta coisa para estudar.

Conselhos do Lucas
— Tem sempre duas ou três alternativas que, obviamente, não são a resposta e podem ser eliminadas de cara.
— Não preste atenção em quem está saindo mais cedo. Foque apenas na prova.
— Leia sempre primeiro o enunciado, nunca comece pelo texto.

Conselhos da Ester
— Durma muito na noite anterior. A prova é cansativa e o cansaço pesa contra.
— Se sentir cansaço, respire fundo, vá ao banheiro e lave o rosto.
— Na hora da redação, organize primeiro seus argumentos antes de começar a escrever. Durma muito na noite anterior. A prova é cansativa e o cansaço pesa contra.

Antes da prova
1) Agora, não é hora de aprender nada novo. Se for estudar, apenas revise. E não encare uma carga horária pesada.

2) Se não conhece o local da prova, aproveite o sábado para fazer o trajeto até a escola, principalmente, se for utilizar ônibus. Assim, você já vai treinando o trajeto e o ambiente ficará menos hostil do domingo. Não será mais uma novidade.

3) Se conseguir, tenha por, pelo menos uma hora do seu dia, um momento de relaxamento. Faça algo de que goste e que lhe dê prazer. Dar uma caminhada, ler um livro, ver o episódio de uma série ou filme... Algo que que não seja relacionado ao Enem.

4) Tenha o Enem como mais uma prova, não como algo único na vida. Não é possível testar a inteligência só com uma prova.

Durante a prova
5) Antes de ler o texto, leia o enunciado e verifique o que ele pede. Assim, já chegará no texto sabendo o que precisa procurar.

6) Não se deixe levar por pensamentos ruins. Se estiver enfrentando dificuldades na prova, não pense que aquilo não é para ti.

7) Não perca tempo com as perguntas difíceis. Se está na terceira leitura e não entendeu, parta para a próxima. Foque a energia do início em responder as questões mais fáceis. No fim da prova, retorne para as mais difíceis. 

8) Não se sabote pela exaustão. Faça a prova até o fim e use todo o tempo disponível. Se o cansaço bater, tente olhar para os lados, vá ao banheiro. Use cinco minutos para dar esse respiro.

9) Não se compare com os outros. Foque em si. Se os demais candidatos começarem a sair, não fique ansioso. Abstraia. Cada um tem um modo de encarar a prova.  

10) Acredite na sua intuição. Se está com dúvida em relação à resposta, aposte na primeira opção que lhe veio à cabeça. 

Fontes: psicóloga Camila Selau Pereira e professores Bernardo de Carli e Flavia Reckziegel

O QUE PODE LEVAR
Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Alimentação
– É permitido levar alimentos desde que em pacotes fechados, como salgadinhos, bolachas e barras de cereal. Caso o saco esteja aberto, deve ser colocado em um transparente. 

–Água pode ser levada em garrafa transparente, sem o rótulo.

O QUE NÃO É PERMITIDO LEVAR
– Não são permitidos: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, dispositivos eletrônicos (calculadoras, celulares, smartphones, tablets, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie), chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)

Celular
– Antes de entrar na sala, o participante deverá desligar qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo o celular. Nesse momento, será fornecido um envelope porta-objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. 

– O envelope porta-objetos lacrado deverá ficar embaixo da cadeira até a saída definitiva do local de provas, sob pena de eliminação.

DOCUMENTOS VÁLIDOS
– Passaporte
– Cédula de identidade (RG)
– Certificado de reservista
– Carteira nacional de habilitação
– Certificado dispensa de incorporação
– Carteira de trabalho e Previdência Social
– Identidade funcional em consonância com Decreto 5.703/06
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe
– Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça

DEPOIS DA PROVA
– Gabaritos: os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e no aplicativo Enem 2017 até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
– Resultados: serão divulgados, por área de conhecimento, em data ainda não anunciada, na página do participante e no aplicativo Enem 2017.
– Como: o participante poderá acessar os seus resultados individuais do Enem 2017 mediante inserção do número do CPF e senha, na página do participante ou no aplicativo Enem 2017.

HORÁRIOS
12h – Abertura dos portões: os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), sendo proibida a entrada do participante após o fechamento.

13h – Fechamento dos portões: a partir das 13h, os participantes deverão aguardar em sala de prova até que seja autorizado o início da aplicação, sob pena de eliminação do exame.

13h30min – Início das provas

COMO SERÃO OS EXAMES
Neste domingo (5/11): Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Duração: 5h30min

No próximo domingo (12/11): Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias

Duração: 4h30min








MAIS SOBRE

Últimas Notícias