Notícias



Seu problema é nosso

Esgoto é consertado depois de 20 anos em Dois Irmãos, no interior do Estado

Em 11 de outubro, o Diário Gaúcho mostrou um esgoto que corria a céu aberto e incomodava os moradores do bairro Travessão, na município do Interior

17/11/2017 - 09h40min

Atualizada em: 17/11/2017 - 09h40min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
No dia seguinte a publicação, prefeitura iniciou as obras, que duraram menos de um mês

Um problema que se estendia havia duas décadas, às margens da BR-116, em Dois Irmãos, foi resolvido. Em 11 de outubro, o Diário Gaúcho mostrou um esgoto que corria a céu aberto e incomodava os moradores do bairro Travessão, na cidade do interior do Estado. No dia seguinte, a prefeitura da cidade iniciou as obras na rede de esgoto da rua.

Leia mais
Bebê que precisa de cirurgia no crânio teve procedimento adiado três vezes
Vândalos serram equipamentos de academia pública em praça de Porto Alegre
Problema com esgoto ocorre há dois anos em bairro de Porto Alegre 

Segundo o radialista Alexandre Pires, 60 anos, morador do Travessão desde 1998, o problema era causado, principalmente, a partir de um motel que fica na região. O estabelecimento liberava seus dejetos na rua, causando, além do mau cheiro, um cenário insalubre.

Na época da primeira reportagem, o gerente do Motel dos Andes, Valdir Padilha, disse que o local tinha fossa e sumidouro, tudo conforme determinado pela prefeitura. Valdir passou à prefeitura que precisava estender a rede de esgoto até o seu estabelecimento para que fosse feita a conexão na rede. 

Fiscalização

Porém, a prefeitura vistoriou o local e notificou o dono do motel, pois o lançamento de esgoto a céu aberto infringe o Código de Meio Ambiente do município. A Fiscalização de Obras, Posturas e Urbanismo e o Departamento Municipal de Meio Ambiente também ordenaram que o sistema de tratamento hidrossanitário fosse adequado às normas ambientais e à legislação vigente. 

Segundo a prefeitura de Dois Irmãos, a obra foi concluída há três semanas, sendo instalados 70 metros de tubulação com 30 centímetros de diâmetro. O proprietário do motel também fez a limpeza da fossa e do sumidouro, pois o sistema estava saturado.

Agora, Alexandre está mais tranquilo. Diferentemente do cenário anterior, em que o mau cheiro o impedia, em alguns dias, até de abrir as janelas de casa, ele consegue ventilar a residência sem mais problemas:

— Foi resolvido muito rápido. É bom saber que podemos contar com a força e o apoio do Diário Gaúcho — agradece o radialista.

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias