Notícias



A partir de sexta-feira

Novas regras para o passaporte: confira o passo a passo para fazer o documento

Saiba como fazer a solicitação

30/11/2017 - 14h23min

Atualizada em: 01/12/2017 - 15h20min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Marcelo Camargo / Agência Brasil

 O governo federal anunciou na quarta-feira (29) mudanças no sistema de solicitação do passaporte. Não será mais preciso levar quitação de serviço militar, quitação eleitoral nem comprovante de recolhimento de taxas. Ao contrário do que tinha anunciado a Casa Civil, entretanto, o sistema ainda não entrou em vigor nesta sexta-feira (1). 

A assessoria da Polícia Federal (PF) informa que o sistema online para pedir o documento ainda está passando por ajustes, e não dá uma data para que as mudanças ocorram. A PF recomenda que as pessoas que têm agendamento marcado para fazer o documento nos próximos dias continue levando as quitações (do serviço militar e eleitoral) e o comprovante de pagamento da taxa.

Com a mudança anunciada pelo governo federal, os documentos necessários para solicitar o passaporte serão apenas identidade e CPF – no momento em que o novo sistema estiver funcionando. Além disso, na emissão do documento, será necessário fazer a foto e coletar as impressões digitais. 

Passo a passo para fazer o passaporte:

1. Entre no site da Polícia Federal e clique no ícone "Passaporte".

Reprodução / Site da Polícia Federal
Site da Polícia Federal


2. Ao entrar na página do serviço de passaporte, vai aparecer a tela abaixo. Clique em "Prosseguir".

Reprodução / Site da Polícia Federal
Tela 2

3. Na próxima tela, clique no campo "Requerer Passaporte (para brasileiros)". 

Reprodução / Site da Polícia Federal
Clique em "Requerer Passaporte (para brasileiros)"

4. Na tela abaixo, clique no link do segundo passo: "Solicite a emissão do passaporte".

Reprodução / Site da Polícia Federal
Clique na opção do botão 2

5. Preencha os seus dados e clique em enviar. Por enquanto, o sistema ainda solicita informações sobre o serviço militar e quitação eleitoral.

Reprodução / Site da Polícia Federal
Tela 5

6. Na sequência, imprima o protocolo e a taxa de passaporte (Guia de Recolhimento da União - GRU),  que é de R$ 257,25 para o passaporte comum.

7. Após o pagamento da taxa, acesse novamente a página de passaporte no site da Polícia Federal e clique no campo "Agendar Atendimento". Vai aparecer a tela abaixo. Selecione a data e hora mais conveniente para você.

Reprodução / Site da Polícia Federal

8. Na data e hora agendadas, você deve comparecer ao posto da Polícia Federal e apresentar seus documentos originais. Neste momento, serão conferidos os documentos e serão feitas as fotos e coletadas as impressões digitais.

9. Em até seis dias úteis, a Polícia Federal avisa por e-mail que o passaporte está pronto. Então, é preciso ir novamente ao posto da Polícia Federal para retirar o documento. O passaporte tem validade de dez anos. 

10. Você pode checar o andamento do processo o tempo todo via internet: no site da Polícia Federal, clique em "Consultar e Cancelar Agendamento". 

Postos da PF para fazer o passaporte em Porto Alegre

- Superintendência Regional: Avenida Ipiranga, 1.365, bairro Azenha
- Posto de Expedição de Passaporte Praia de Belas Shopping: Avenida Praia de Belas, 1.181, bairro Praia de Belas


MAIS SOBRE

Últimas Notícias