Prepare-se para os feriadões de 2018: 12 datas poderão ser esticadas - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Olho no calendário14/11/2017 | 17h14Atualizada em 14/11/2017 | 17h18

Prepare-se para os feriadões de 2018: 12 datas poderão ser esticadas

Que tal aproveitar o feriado desta quarta-feira, 15 de novembro, para planejar os feriadões de 2018? O ano que vem terá muitas oportunidades para esticar os dias de folga. Veja o calendário e vá se programando

Prepare-se para os feriadões de 2018: 12 datas poderão ser esticadas Daniel Conzi/Agencia RBS
Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

Quem aproveitou um 2017 com dez feriados com possibilidade de serem emendados nos finais de semana terá um 2018 ainda melhor. Nada menos do que 12 datas comemorativas cairão em dias que podem ser esticados até sábado ou domingo. Desses, seis serão em segundas ou sextas-feiras e outras seis nas terças ou quintas. Nenhum feriado no Rio Grande do Sul cairá em uma quarta-feira e apenas dois em finais de semana. 

O primeiro feriado em Porto Alegre após o Ano-Novo será o de Nossa Senhora de Navegantes (2 de fevereiro), que cairá em uma sexta-feira. O primeiro potencial feriadão de quatro dias após o Carnaval será no dia 1º de maio (Dia do Trabalhador), uma terça-feira. 

—  Neste ano, tivermos vários feriados prolongados e muita gente aproveitou para viajar para o Rio de Janeiro e praias do Nordeste. A tendência é de que, com ainda mais feriados em 2018, o movimento se repita —  afirma João Augusto Machado, presidente da Associação Gaúcha de Agências de Viagem no Estado (Abav-RS).

Tchau, Porto Alegre

Tradicionalmente, as datas mais procuradas pelos gaúchos para viajar, quando emendadas com o final de semana, são Corpus Christi, Revolução Farroupilha e Proclamação da República, explica Machado. E, para alegria das agências e dos fãs de feriadões, no próximo ano, todos cairão nas quintas-feiras. 

Mas nem todo mundo celebra o calendário repleto de folgas. O comércio reclama de queda de vendas com a fuga da população para destinos de lazer. As lojas que abrem ainda alegam problemas com segurança, uma vez que o fluxo de pessoas é bem menor em particular no comércio de rua e gastos elevados pagando hora extra para os atendentes.

— O feriado no dia útil reduz em 20% a receita semanal do comércio, então, multiplicando isso por todos feriadões de 2018, podemos ter uma ideia do prejuízo aos lojistas —  afirma Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). 

Noer explica que quando a data comemorativa cai em uma segunda-feira, o impacto é menor, uma vez que as vendas no sábado e domingo se mantêm. A preocupação mesmo é quando se emenda quatro dias: aí a debandada dos porto-alegrenses para Litoral ou a Serra vira um verdadeiro problema.

Os feriados de 2018

1º de janeiro (segunda) - Ano-Novo
2 de fevereiro (sexta) - Navegantes
13 de fevereiro (terça) - Carnaval
30 de março (sexta) - Paixão de Cristo
1º de abril (domingo) - Páscoa
21 de abril (sábado) - Tiradentes
1º de maio (terça) - Dia do Trabalhador
31 de maio (quinta) - Corpus Christi
7 de setembro (sexta) - Dia da Independência
20 de setembro (quinta) - Revolução Farroupilha
12 de outubro (sexta) - Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (sexta) - Dia de Finados
15 de novembro (quinta) - Proclamação da República
25 de dezembro (terça) - Natal







 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros