Notícias



Compras online

Recebeu promoção da Black Friday por e-mail? Veja 10 dicas para evitar problemas

Fique atento ao remetente das promoções e desconfie de arquivos anexos

23/11/2017 - 17h26min

Atualizada em: 23/11/2017 - 17h26min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Maiara Bersch / Agencia RBS

Fazer compras pela internet pede cuidados. Essa regra vale sempre e especialmente na época da Black Friday e de grandes promoções, como agora. Vale tudo para evitar que golpistas aproveitem a época de boas ofertas enviando e-mails mal-intencionados, vírus e até mecanismos que roubam informações dos aparelhos eletrônicos dos usuários. 

Para se proteger e fazer uma compra segura nesta Black Friday (24), antes de fechar informar os dados do seu cartão de crédito, confira se a loja em que você vai fazer a compra está na lista suja de estabelecimentos,  produzida em parceria pelo Procon-SP e Procon Porto Alegre. 

Depois, fique atento às dicas elaboradas por Nilton Souza, diretor da BluePex, empresa que produz  e oferece serviços em segurança da informação, e Maria Elizabeth Pereira, diretora do Procon-RS, para evitar que aquele e-mail com uma promoção que parece maravilhosa acabe se transformando em dor de cabeça. 

10 dicas para se proteger de golpes na Black Friday:

1. Antes de abrir o e-mail com a promoção, verifique o remetente. Nome e e-mail devem ter a identificação da loja, inclusive no domínio. 

2. Tenha cuidado com possíveis erros de gramática, de grafia ou até pequenas alterações no nome. Frequentemente, é uma letra diferente, um número no lugar de uma letra ou até letras do alfabeto grego.

3. Desconfie sempre de preços absurdos. E-mails mal-intencionados apostam em promoções com valores muito diferentes dos praticados no mercado e descontos fora do comum para chamar a sua atenção. 

4. Ao receber uma oferta no e-mail, em vez de clicar no link que veio na correspondência eletrônica, vá até o site da loja e pesquise lá a promoção. Se o e-mail informar que foi uma promoção exclusiva para você, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa e cheque se a informação é verdadeira. 

5. Ao clicar num site de loja, olhe para a barra de endereços: verifique se é o mesmo anunciado pela loja em seus outros meios, se tem o mesmo domínio. 

6. E-mails de promoção não costumam conter anexos.  Se você receber um com anexo, apague. Estes arquivos costumam ser arquivos maliciosos e podem infectar o smartphone ou computador. Lojas não costumam mandar anexos em e-mails que informam sobre promoções.

7. Mantenha seus computadores e smartphones atualizados. Este cuidado previne que hackers explorem falhas no sistema corrigidas posteriormente. Deixar tudo atualizado significa que você está mais seguro.

8. Passe o mouse por cima antes de clicar, se estiver com dúvida. Isso vai fazer com que o endereço para onde você será direcionado apareça junto ao ponteiro ou na parte inferior da tela. Aí, é importante que seja um endereço certificado da empresa.

9. Marque como spam se desconfiar do e-mail. Isso ajuda os provedores de e-mail a reconhecer, mundialmente, quais endereços estão importunando as pessoas com informações falsas e faz com que, na próxima vez, ele seja enviado diretamente para o lixo eletrônico.

10. Faça Print Screen (captura) da tela em cada momento da compra. Caso a promoção seja descontinuada ou o produto venha diferente do que foi pedido, você terá fabricado provas a seu favor. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias