Notícias



Neste sábado

Restinga inaugura centro cultural

Desativado há dois anos, espaço foi remodelado com ajuda da comunidade. Local oferecerá diversas atividades gratuitas.

24/11/2017 - 07h00min

Atualizada em: 24/11/2017 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Joel Vargas / Divulgação,PMPA
Local pode se tornar referência de cultura na região

A partir deste sábado (25), a população da zona sul de Porto Alegre recebe, totalmente remodelado, o Centro Cultural Multimeios Restinga. O espaço, criado originalmente em 2006, e que estava desativado há cerca de dois anos, foi reformado, recebeu nova pintura, revisão das instalações elétricas e hidráulicas e teve alguns espaços adaptados para apresentações artísticas. A administração foi assumida pela Secretaria da Cultura, em parceria com a Procempa e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.

No local, de cerca de 190 metros quadrados de área construída, a proposta é que a comunidade da região se aproprie da estrutura que ali estará disposta, para que seja uma referência cultural e artística. A administração foi assumida pela Secretaria da Cultura, em parceria com a Procempa e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.

Fernando Gomes / Agencia RBS
Sala de informática...

Com espaços para variadas manifestações artísticas e de estudos, o novo centro já conta, desde o começo desta semana, por exemplo, com uma exposição de fotos que lembra o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. 

Ousadia

Fernando Gomes / Agencia RBS
...estúdio

Com todas as dificuldades financeiras que Porto Alegre enfrenta, o ato foi celebrado pelo secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse. 

— A abertura de um espaço cultural, em ano marcado por dificuldades financeiras, mais do que uma ousadia, demonstra a disposição e a força de trabalho da comunidade cultural _ ressalta o secretário, que destaca que a participação da comunidade da Restinga foi fundamental — algumas ONGs da região participaram de maneira voluntária da obra, inclusive cedendo pessoal para a limpeza e pintura do centro, por exemplo. 

Fernando Gomes / Agencia RBS
... e espaço literário estão entre as opções

Além das atrações da inauguração, o público poderá conferir, na próxima semana, oficinas de percussão e de danças tradicionalistas, por exemplo. Todos os eventos e atividades são gratuitos.

Saiba mais 

— Endereço: Avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75, bairro Restinga. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

—Além da programação diária, os visitantes podem conferir a biblioteca do local, com cerca de 300 títulos, das 10h às 12h e das 14h às 18h. Os livros podem ser lidos somente no próprio centro. 

— O local conta com uma sala de informática com dez computadores e acesso à internet, espaço para exposições, estúdios de áudio e vídeo, uma sala multiuso e um palco externo, que servirá para apresentações e performances.

— Na sala multiuso, os frequentadores poderão conferir, até o fim de dezembro, uma ampla programação de filmes infantis, sempre das 10h às 11h30min.

— A exposição Reconhecendo o Outro: Personalidades Negras nas Lentes dos Fotógrafos, com imagens de Virgílio Callegari e Jacob Prudêncio Herrmann já está no local, com visitação aberta das 9h às 17h.

— A inauguração será neste sábado (25), a partir das 16h30min, com apresentação dos blocos do capeta e Batuqueiros do Olorum e da Banda Municipal de Porto Alegre. O restante da programação está disponível no site portoalegre.rs.gov.br/smc . 

—Todas as atividades têm entrada franca. 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias